Home Carreiras Como pedir feedback de uma entrevista de emprego?

Como pedir feedback de uma entrevista de emprego?

por Marcelo Braga
feedback durante o processo seletivo

Obter um feedback — seja positivo ou negativo — da equipe de RH no final do processo seletivo é uma ótima forma de verificar os pontos que o candidato precisa melhorar, além de entender os aspectos que já estão no caminho certo.

Nesse contexto, pedir feedback de uma entrevista de emprego é fundamental e contribui para a evolução profissional do candidato. Entretanto, nem todos têm facilidade em solicitar tal retorno.

Para ajudar nisso, mostraremos algumas dicas que vão facilitar esse processo — tanto para os alunos que buscam o primeiro estágio como para os profissionais que estão no início da carreira procurando uma vaga. Veja só:

Peça uma previsão de resposta

Tenha em mente que em um processo seletivo não é apenas o recrutador quem pode realizar perguntas. Pelo contrário: esse é o momento apropriado para esclarecer todas as suas dúvidas, desde as que dizem respeito às funções que serão executadas até aquelas sobre a data de resposta.

Portanto, não saia da empresa com pendências, imaginando coisas. O melhor é você já esclarecer todos os pontos que julgar necessários. Inclusive, pergunte se existe alguma previsão de retorno e solicite, ainda, um feedback mais preciso.

Não seja insistente

Não são raros os casos em que as empresas demoram a contatar o candidato, deixando-o aflito e agoniado por dias. Mas não perca a cabeça! Tenha calma e espere chegar o dia combinado. Caso não obtenha retorno no dia estipulado, aí sim está no momento de ligar para a empresa.

Nas situações em que não foi informada nenhuma data específica, o ideal é esperar pelo menos uma semana. Afinal, ansiedade e impaciência não são características bem-vistas pelos recrutadores!

Invista em uma abordagem direta

Suponhamos que o feedback foi negativo. Nessa situação, não questione o profissional do setor de RH e muito menos fique se justificando, até porque a decisão já foi tomada. O ideal é ser objetivo e perguntar qual foi o motivo concreto responsável pela sua eliminação.

Vale destacar que o intuito aqui é aprender com os seus erros, mas para isso é preciso primeiro identificar onde estão as falhas. É nesse contexto que o feedback do recrutador se torna fundamental!

Para não ter erro, deixe claro que o seu objetivo com o retorno detalhado é entender melhor os seus pontos fracos e, assim, aperfeiçoá-los. Informe que, com os dados em mãos, será possível rever suas posturas, trilhando um caminho de evolução constante.

Aposte na educação

Educação é sempre bem-vinda em qualquer contexto. Por isso, ao receber um feedback, independentemente de qual seja, tenha gratidão e, acima de tudo, mostre cordialidade. Afinal, o recrutador não tinha obrigação de fornecer um feedback aprofundado. Ele poderia simplesmente informar se você passou ou não.

E, mesmo que o retorno não seja tão rico em informações quanto você esperava, nada justifica tratar outra pessoa com arrogância e grosseria. Além do mais, saiba que ser educado já vai garantir alguns pontos extras com a equipe da empresa, que analisa os mínimos detalhes do candidato no processo seletivo.

Importante ressaltar que, após pedir feedback de uma entrevista de emprego, você deve seguir sua vida naturalmente e não focar somente nisso, evitando, assim, ansiedade e estresse na espera de obter logo a resposta.

Agora é sua vez! Esse post foi útil para você? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua impressão!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário