Home Dicas Empresarial Como o Turnover pode impactar nos resultados da sua empresa

Como o Turnover pode impactar nos resultados da sua empresa

por Marcelo Braga
turnover

Na área de Recursos Humanos, turnover é a expressão utilizada quando o assunto é rotatividade, ou seja, a comparação entre contratações e desligamentos de colaboradores em um tempo determinado. 

Apesar de na tradução literal, o termo significar renovação e o conceito normalmente ser considerado como positivo, pois abre as portas para a chegada de novas ideias, oxigena as equipes, quando passa do ponto de equilíbrio, pode trazer desgastes e representar um alto custo para as organizações.

Nesse artigo buscamos contribuir com informações e dicas para auxiliar na redução do turnover dentro da sua organização. Confira!

Turnover e seus impactos

Quando o turnover de uma empresa é alto, os colaboradores tendem a sentir-se inseguros. O medo da demissão pode fazer com que o time não se entregue completamente e esteja em constante busca por oportunidades que transmitam um pouco mais de estabilidade. Essa situação também prejudica o clima organizacional.

Empresas que enfrentam uma taxa alta de turnover, sofrem um impacto direto em produtividade e lucratividade. Além dos custos de recrutamento e seleção de novos colaboradores e acertos financeiros necessários com os profissionais que deixam a empresa, há outras repercussões que nem sempre são contabilizadas, como o tempo que os novatos levam para se familiarizar com o novo ambiente de trabalho, os investimentos em capacitações e o prazo para que os novos colaboradores consigam trazer resultados. Por isso, as lideranças precisam acender um alerta e buscar compreender os motivos que levam a uma troca frequente de profissionais em suas equipes.

Motivos que levam a um alto turnover

Inseridas em contextos de transformações constantes, as novas gerações de profissionais vêm modificando as relações trabalhistas. Atualmente, as pessoas buscam muito mais que retorno financeiro quando fazem parte de uma empresa, elas buscam crescimento e desenvolvimento de carreira e esperam trabalhar em organizações capazes de impactar suas trajetórias. Quando não enxergam espaço para esse desenvolvimento ou para expor suas ideias, esses talentos podem facilmente deixar seus empregos.

Além dessa mudança de perspectiva, outros pontos podem levar a uma alta rotatividade de profissionais, como o clima organizacional desfavorável, incompatibilidade entre funções, exigências e remuneração, sobrecarga de trabalho, dificuldades pessoais, conflitos com colegas ou com a liderança, falta de perspectiva de crescimento, e outros.

O que se perde com a saída de pessoas estratégicas?

Além das questões ligadas aos altos custos e ao baixo desempenho envolvendo trocas de colaboradores, há muitas outras perdas ligadas à saída de profissionais bem treinados e talentosos. Ao perder alguém com conhecimento acumulado sobre a própria organização, seus produtos, serviços e questões organizacionais, a empresa perde em resultados, afinal para que um novo profissional chegue ao nível de conhecimento e desempenho de alguém tão alinhado, leva um certo tempo.

Para evitar essas situações, as organizações precisam manter uma boa gestão de pessoas, pois um desligamento pode ser evitado com ações simples. Muitas vezes um profissional de destaque pede o desligamento porque recebeu uma proposta de trabalho mais atraente e não teve a chance de abordar o assunto e negociar a sua permanência com seus gestores ou o RH.  É preciso que a empresa mantenha sempre o diálogo aberto e esteja atenta a alguns sinais que podem indicar a insatisfação de colaboradores produtivos, assim é possível criar medidas de prevenção ou promover conversas para evitar que essas perdas aconteçam.

Contratação assertiva e redução do turnover

A alta taxa de turnover pode ser evitada por meio de uma contratação assertiva e estratégias que vem desde o início, na fase de recrutamento. Quando se contrata alguém alinhado aos valores e propósitos da empresa e com o perfil alinhado as necessidades do cargo, as chances de que esse profissional não se adapte e não traga os resultados esperados é muito menor.

O match perfeito para uma relação duradoura

A plataforma de recrutamento digital Reachr possui diferenciais capazes de levar empresas e candidatos ao match perfeito, contribuindo para a maior permanência desses talentos nas organizações e, consequentemente, para a redução do turnover. Nossa inteligência artificial analisa soft e hard skills que estejam alinhadas a questões técnicas e ao fit cultural exigido pela vaga, oferecendo um ranking classificatório dos candidatos mais adequados ao cargo.

Seu algoritmo foi desenvolvido para ganhar inteligência por meio das redes neurais e com o tempo torna-se capaz de fazer sugestões cada vez mais assertivas na indicação de candidatos. Tudo isso, a partir de uma interface simples e amigável, tornando o processo mais ágil e eficiente. Desta forma, tarefas mais operacionais são realizadas pela plataforma com bastante êxito, eliminando possibilidades de erros entregando ao recrutador uma listagem de candidatos mais aderentes à vaga.

Os profissionais de RH passam a ter mais tempo para focarem na análise e decisão dos melhores postulantes àquela colocação além de contarem com a lista de pessoas mais alinhada ao que estão buscando.

Toda essa tecnologia traz ganhos para ambos os lados e conecta as pessoas certas às oportunidades ideais. Quanto mais alinhados aos propósitos da empresa forem os colaboradores, melhores serão os seus resultados e também a sua satisfação. O match ideal reflete em todas as áreas da empresa e influencia no sucesso da organização como um todo. O que podemos concluir, é que estimular a qualificação dos processos de recrutamento e seleção e implementar medidas estratégicas nas contratações, é sem dúvida uma forma eficiente de reduzir consideravelmente o turnover das empresas.

Gostou desse artigo? Quer aprimorar a performance da sua empresa? Então agende uma demonstração da nossa plataforma e transforme o seu RH!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário