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Como o outplacement pode diminuir os efeitos negativos das demissões?

por Marcelo Braga
Como o outplacement pode diminuir os efeitos negativos das demissões?

Demitir um colaborador costuma ser um processo difícil por vários motivos. Além de perder um profissional com potencial, ainda é necessário dar conta de bastante burocracia e lidar com as repercussões negativas que essa saída pode ter. Felizmente, existem algumas formas de mitigar esses efeitos negativos quando for necessário fazer uma demissão. Um bom exemplo disso é a prática do outplacement.

É bem provável que você ainda não tenha ouvido falar desse termo, pois, apesar de ter sido originado em meados dos anos 60, ele não é tão discutido no País. Porém, a prática já tem grande relevância na forma como o processo de demissão é conduzido, afetando diretamente as repercussões de todo esse trabalho.

Se quiser entender melhor como funciona o outplacement, continue a leitura.

O que é o outplacement?

De forma bem simples, o termo diz respeito ao processo de placement que é feito para fora da empresa. Essencialmente, você prepara um colaborador para ser contratado em outro lugar logo após ser desligado do seu negócio. A ideia surgiu nos Estados Unidos como uma forma de auxiliar engenheiros e cientistas demitidos durante a crise no setor aeroespacial e de eletroeletrônicos.

Para isso, seu negócio pode realizar alguns trabalhos que auxiliam o profissional na busca por uma nova colocação, como carta de recomendação, indicação direta, análise de perfil profissional, treinamentos, entre outros. Isso tudo contribui para que o indivíduo consiga se recolocar rapidamente no mercado, dando continuidade à carreira.

Como o outplacement reduz o impacto negativo das demissões?

À primeira vista, não parece muito benéfico para seu negócio investir recursos em um colaborador que está prestas a sair da sua folha de pagamento. Porém, existem vários problemas causados pela demissão de funcionários que têm efeitos negativos a médio e longo prazo. Implantar essa metodologia é uma forma de lidar com eles.

Veja aqui alguns dos benefícios que você pode obter.

Melhora a reputação do negócio

A imagem que uma empresa apresenta enquanto contratante é um forte diferencial na hora de fazer uma proposta de trabalho para um profissional de alto valor e com experiência de mercado. Se a reputação do seu negócio não for muito positiva, nenhum indivíduo verá vantagem em aceitar a vaga ou mesmo se dedicar muito em sua função.

Ao oferecer esse auxílio aos colaboradores demitidos, você também está demonstrando que, independentemente de o candidato se encaixar ou não na empresa, ele terá melhores chances de dar continuidade à carreira. Isso aumenta consideravelmente a atratividade para profissionais de maior talento e capacidade.

Reduz processos trabalhistas

Quando um indivíduo é desligado da empresa, pode ser que ele questione o motivo da demissão, o que frequentemente leva à execução de um processo trabalhista. Independentemente de qual lado está com a razão ou qual deles vence a disputa, ter que desprender recursos para remediar essa situação é sempre uma perda.

O processo de outplacement é um ato de boa-fé por parte da empresa, demonstrando que ainda há certo cuidado de sua parte em relação aos funcionários e seu bem-estar. Na maioria dos casos, isso ajuda a tornar o processo de demissão menos brusco, além de, ao longo do tempo, diminuir a incidência de processos trabalhistas.

Contribui com o clima organizacional

Por fim, mas não menos importante, a segurança de que o profissional terá boas chances de se realocar no mercado de trabalho, mesmo depois de ser demitido, evita diversos atritos e disputas no dia a dia de trabalho. Mesmo que não haja interesse nenhum em deixar a empresa, ainda é importante que a equipe tenha essa segurança.

Isso significa que, quando um novo colaborador é introduzido ou quando ocorre algum corte interno de orçamento, há menos motivos para os colaboradores se desesperarem. Por consequência, há menor chance de desentendimento ou rivalidade no dia a dia de trabalho.

Como colocar o outplacement em prática?

Agora que você entende o que é o outplacement, é hora de aprender como implantá-lo em seu negócio. Veja aqui alguns passos que você pode seguir.

Desenvolver métodos para análise de perfil profissional

É bem provável que a área de RH já utilize alguns métodos para apontar o perfil profissional de cada candidato antes de concluir sua contratação. Porém, dependendo do tempo que eles passam na empresa e de eventos em suas vidas pessoais, é provável que esses indivíduos mudem um pouco. Isso deve ser levado em conta no preparo para uma mudança de emprego.

Uma nova análise de perfil ajudará o indivíduo a reajustar seus objetivos, encontrando o melhor caminho para conseguir um novo emprego. Além disso, também o ajudará a encontrar pontos de falha que precisam ser corrigidos.

Estabelecer uma equipe responsável

Naturalmente, você vai precisar de uma equipe de profissionais para lidar com o processo de outplacement. A menos que seu negócio tenha um turnover muito elevado, esse processo não consome muito tempo, então não deve comprometer outras rotinas, mas ainda é importante definir bem as responsabilidades.

Para isso, o melhor a fazer é alinhar quais colaboradores lidam com quais aspectos desse processo. Isso inclui análises de perfil, treinamentos para recolocação no mercado, entre outros pontos que facilitem a jornada do profissional fora da empresa.

Manter contatos no mercado

Em muitos casos, o que leva a uma demissão é um corte emergencial no orçamento, o que obriga o negócio a abrir mão de profissionais com grande potencial. Porém, deixar que esses indivíduos fiquem desempregados ou, pior, migrem para a concorrência, é sempre um desserviço.

Nesses casos, por que não indicá-los diretamente a uma vaga com algum parceiro de mercado? Dessa forma, ambas as empresas podem se beneficiar do talento desse colaborador e ele mesmo tem boas chances de conseguir e manter seu novo emprego.

Agora que você entende melhor o que é outplacement, sua importância e como colocá-lo em prática, é hora de aplicar esse conhecimento em seu negócio. Lembre-se de que, mesmo quando um profissional sai da sua empresa, não significa que ele deixou de ser uma opção para o futuro.

E para garantir que você tenha sempre o melhor time à sua disposição, veja nosso artigo com novas técnicas que reduzem erros na contratação de funcionários.

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