Home Dicas Carreira Controle emocional: Como manter a saúde mental no trabalho

Controle emocional: Como manter a saúde mental no trabalho

por Marcelo Braga
Controle emocional: Como manter a saúde mental no trabalho

A saúde mental vem sendo uma das principais preocupações entre médicos e cientistas em todo o mundo, principalmente quando falamos desse assunto junto ao mercado de trabalho, deixando em pauta temas como ansiedade e Burnout.

Isso tudo acontece principalmente por conta das tecnologias e evoluções da sociedade, que agregam uma compreensão dentro de nossos desejos e ações em que devemos consumir o máximo de informações, fazer todas as atividades o mais rapidamente, entre outros.

Com essa realidade, vemos cada vez mais casos de pessoas com depressão, esgotamento ou ansiedades, que são praticamente paralisantes, mostrando uma forma de descontrole total das emoções sentidas por uma pessoa.

Tudo isso vem fazendo surgir assuntos e buscas profissionais por uma maior inteligência e controle emocional, algo que mostra uma individualidade na busca por uma vida melhor.

Por exemplo, uma pessoa pode estar atrás de um melhor controle emocional para que tenha as rédeas de sua vida profissional, entendendo o caminho que deve seguir para alcançar melhores resultados e conquistar sua independência financeira.

A importância do controle das emoções

Controlar as emoções é uma maneira de agregar não apenas uma busca por resultados melhores no trabalho, mas também na vida pessoal e na satisfação própria diante de inúmeras possibilidades, como o investimento em uma empresa de brindes corporativos.

Abaixo você verá algumas motivações que fazem essa procura ser genuína e cada vez mais voltada para a melhoria da qualidade de vida:

Evitar a Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é uma doença que atinge principalmente profissionais, pontuando o máximo esgotamento físico e mental causado pelo descontrole emocional dentro do ambiente de trabalho, um lugar onde quase sempre a pressão domina as ações.

O Burnout, ainda que já exista há muito tempo, só passou a ser caracterizado e diagnosticado há alguns anos, agregando alguns sintomas a essa causa, como:

  • Paralisia corpórea;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Taquicardia;
  • Entre outros.

Todos nós estamos propensos a ter uma crise proveniente da Síndrome de Burnout, mostrando esse esgotamento máximo. Mas o que pode correr contra isso é o forte trabalho da inteligência e do controle emocional, indo, por exemplo, até uma clinica de acupuntura.

Ajuda no crescimento profissional

O foco e o controle mental têm uma importância gigantesca na procura pelos melhores resultados profissionais, afinal, a pessoa terá maior domínio e perspicácia sobre o que deve ou não fazer para chegar onde deseja, além dos caminhos a seguir.

Até aqui, podemos entender que tudo o que envolve nosso lado profissional é algo que engloba tanto necessidades humanas como desejos próprios a serem conquistados. Sobre isso, alguém com um amplo conhecimento e controle emocional pode, por exemplo, saber que caminho deve seguir trabalhando para um dia abrir sua própria empresa de reforma e construção, colocando o cérebro para entender esforços e dificuldades.

Melhora o âmbito pessoal

Não é só na vida profissional que uma pessoa com um alto controle emocional pode conseguir resultados expressivos. Na vida pessoal, essa também é uma grande conquista.

Podemos dizer que pessoas que compreendem uma divisão e interpretação de sentimentos terão uma força maior para colaborar com suas relações, entendendo como construí-las de forma saudável e sempre pronta para enriquecer ainda mais.

Não é à toa que grandes empresários que trabalham com calibração de equipamentos laboratoriais, algo que envolve uma alta performance cerebral, apresentam relacionamentos incríveis com seus familiares, principalmente com filhos e cônjuges.

Um bom investimento contra doenças

O estresse e todo o sentimento de angústia e preocupação que envolve a mente de uma pessoa sem o total controle emocional pode ser decisivo para a influência de doenças dos mais variados tipos, saindo agora do âmbito mental para o corpóreo.

Em primeiro lugar, é sempre importante lembrar que existe uma ligação entre essas duas vertentes de nosso corpo, e que problemas em uma conseguem ser vistos na outra.

Pessoas que têm um bom controle emocional acabam tendo muito mais chances de alcançar rotinas saudáveis, com o mínimo de doenças, desde as mais leves, como resfriados, até aquelas consideradas mais agressivas.

Dicas para manter o controle emocional

Vamos conhecer, a seguir, algumas formas essenciais para você que quer iniciar um controle emocional significativo, contribuindo para a melhoria do seu trabalho e de sua vida pessoal, evitando problemas de saúde e outros malefícios:

1. Trabalhar o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma prática que consiste, como o nome sugere, em conhecer a si, desde seus desejos, seus medos, até suas dificuldades, e conseguir de alguma forma organizar seus pensamentos e suas ações diante de todos os casos e complexidades.

O importante dentro dessa prática, assim como em engenharia de avaliações, é a possibilidade de prever quando algo pode acontecer mentalmente, como uma raiva ou uma angústia, e reverter isso em algo positivo ou o mínimo destrutivo.

Hoje em dia esse assunto tem estado cada vez mais em pauta, influenciando pessoas a terem rotinas baseadas no autocuidado e na compreensão de seus desejos.

2. Entender seus limites (e os limites externos)

Assim como é importante saber até onde você pode ir dentro da sua profissão para continuar feliz, entender o período no qual você pode trabalhar para não passar do horário e ficar estressado também é uma forma de reconhecer e entender limites.

Ter esse conhecimento faz parte de uma série de formas de ter maior controle emocional, compreendendo o que é possível fazer para que haja o mínimo de conflitos internos.

Esse é o primeiro de muitos passos que consistem no reconhecimento do que é certo ou não para uma rotina diária, conseguindo não apenas controlar sentimentos e ações, mas também traçar formas de atividades e execuções feitas no dia a dia, em um escritório.

3. Conversar sempre com outras pessoas

Conversar é sempre um ótimo remédio para tirar da cabeça ideias e constatações, e trabalhar em soluções práticas, ou até mesmo para simplesmente ter com quem conversar sobre qualquer assunto, desde notícias do mundo até aparelho de pressão arterial.

A conversa é a base dos tratamentos psicológicos, como terapias das mais diferentes linhas de estudo, e isso não poderia ser diferente para a busca pelo controle emocional.

Logo, coloque na sua rotina ou até mesmo nas formas de comunicação com pessoas próximas, desde sua casa até o trabalho, a conversa e o desabafo, sempre pautado em uma forma de falar, mas também de ouvir o que a pessoa tem a dizer para você.

4. Investir em pausas frequentes

Assim como saber e orientar seus limites é parte de uma construção de inteligência emocional, investir em pausas nas mais diferentes atividades que você possa executar é parte da maneira como você coloca uma nova rotina saudável.

Isso porque, sempre que existe uma descontinuação de atividades ou movimentos, ocorre um descanso e também uma reflexão do clima organizacional, algo que pontua folgas e fins de semanas que temos.

Mas além dos dias já traçados, procure fazer com que essas pausas possam ir além do habitual, como no caso de férias sem serem programadas ou trabalhos deixados para o próximo dia, quando você estiver com a cabeça mais tranquila.

5. Praticar exercícios físicos

Exercícios físicos são cientificamente comprovados como uma das melhores maneiras de alcançar uma alta qualidade de vida, mas também uma ótima saúde mental.

Por isso, investir em algo que faça você estar em movimento, suando ou se concentrando em mexer o seu corpo, de forma a também trabalhar sua mente, como um curso de quiropraxia, é importante para a construção de uma inteligência emocional de primeira.

Comece pelas atividades que possam trazer algum tipo de ânimo para o seu dia, principalmente na parte da manhã, e que não tenham tanta intensidade.

6.  Ter uma boa alimentação

A alimentação é a melhor amiga dos exercícios e também da definição de um bom controle emocional, pois os alimentos e tudo o que consumimos influenciam positivamente ou negativamente em diferentes aspectos internos.

Na dúvida, escolha sempre por formas de alimentação baseadas em frutas, verduras, legumes e qualquer outra forma de natureza aparentada.

Essa é uma opção interessante para incluir em sua rotina, deixando de lado o excesso de alimentos ricos em gorduras, frituras e até mesmo o consumo de tóxicos.

Considerações finais

Por meio da construção de um bom controle emocional, que pode ser guiado por exercícios, autoconhecimento, alimentação e até mesmo uma boa dose de descanso, é possível prover uma exatidão dentro de todos os âmbitos de nossa vida.

Essa é uma forma de criar relações duradouras na vida pessoal, conseguir atingir seus desejos e prazeres íntimos e traçar um bom caminho de conquistas profissionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário