Home Estagiários Como escolher seu primeiro estágio?

Como escolher seu primeiro estágio?

por Marcelo Braga
garota ao telefone conversando sobre como escolher seu primeiro estágio

O primeiro estágio traz uma grande vantagem competitiva no mercado de trabalho para o estudante. Cursos superiores são peritos em fornecer uma base teórica de valor, porém não é raro vermos recém-formados com dificuldades para arrumar emprego, levando em conta que não possuem experiência e que não estão devidamente preparados.

Ter conhecimento sobre esse fato não é o suficiente. E uma dúvida comum entre muitos estudantes é sobre como escolher seu primeiro estágio. Há pontos importantes a serem considerados nessa situação e é isso o que você vai conferir a seguir. Continue lendo!

A remuneração é importante, mas não prioridade

Essa questão depende da sua necessidade atual. Talvez você precise de uma renda para ajudar a família ou até mesmo pagar a faculdade. Nesse caso, a remuneração tem um papel importante. Há estágios que não são remunerados e, por consequência, já seriam descartados.

Se sua situação financeira não exige tanto de sua parte, a remuneração pode ser deixada um pouco de lado e não passa a ser prioridade, apesar de ainda ter seu valor para a motivação no estágio. Contudo, lembre-se: a remuneração não é o objetivo principal de um primeiro estágio!

Plano de carreira

Um plano de carreira pode lhe proporcionar uma certa estabilidade e crescimento profissional. Grandes empresas costumam oferecer um bom plano, inclusive a estagiários. Em empresas menores, isso não é tão comum.

Isso não significa que você tem que descartar pequenas empresas, afinal, elas são as que mais empregam. O objetivo maior de um primeiro estágio é lhe prover experiência e aprendizado, o que lhe ajudará a ser efetivado ou ter mais chances de conseguir um emprego em uma outra instituição.

A empresa e seus valores

É interessante ter seus valores alinhados com os valores da empresa na qual se deseja estagiar. Um estágio pode durar de alguns meses até cerca de 2 anos, sem contar que você terá a possibilidade de ser efetivado. É um bom tempo para ter que suportar ideias e missões que não se relacionam com as suas.

Para isso, é necessário pesquisar sobre a empresa: seus objetivos, missões, ambiente de trabalho, etc. Você pode usar a internet, redes sociais e conversar com pessoas que já estagiaram ou trabalharam nessa instituição.

Embora essa questão seja importante, você não deve ficar esperando uma empresa “perfeita” para ir atrás de um estágio. Isso atrasaria seu objetivo e diminuiria suas chances de conseguir uma boa oportunidade. Algo em comum entre você e a empresa já pode ser um bom indicativo.

A área de atuação

Há vagas que são mais flexíveis e permitem que você ingresse na empresa mesmo cursando uma faculdade que não tem relação com a função exercida no estágio. Pode ser tentador se a remuneração ou benefícios forem bons, mas nesse caso é melhor arrumar um emprego. Talvez você consiga um salário melhor, se essa for a única intenção.

Em casos como esse, é melhor descartar a hipótese e ir à procura de algo que condiz com o seu ramo de estudo e que te trará credibilidade no mercado de trabalho, a não ser que você queira mudar sua área de atuação.

Falamos aqui sobre os pontos mais relevantes para te ajudar a como escolher seu primeiro estágio. Isso já é suficiente para você escolher uma boa oportunidade e dar aquele pontapé inicial de que tanto precisa na sua carreira.

Agora conte para nós, você gostou do artigo? Tem dúvidas ou alguma sugestão relevante para a escolha do primeiro estágio? Comente e confira nossas vagas!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário