Home Dicas Comportamentais Como avaliar um profissional: aprenda a otimizar o processo

Como avaliar um profissional: aprenda a otimizar o processo

por Marcelo Braga
Como avaliar um profissional: aprenda a otimizar o processo

Avaliar e selecionar um candidato é uma das tarefas mais importantes e complexas do setor de Recursos Humanos. As empresas estão sempre buscando por novas técnicas e conhecimentos que ajudem a otimizar seus resultados nesse quesito — o que vem sendo revolucionado pela utilização da tecnologia nas organizações.

É por isso que, no post de hoje, vamos trazer algumas dicas importantes sobre como avaliar um profissional. Apontaremos o que deve ser levado em conta nesse processo e como certas ferramentas tecnológicas colaboram, dando destaque a algumas que fazem toda a diferença, seja nos processos seletivos ou nas demandas internas da organização. Continue lendo para saber mais!

Como avaliar um profissional: o que levar em conta?

Como mencionamos no começo, a seleção é um processo delicado, que envolve diferentes critérios de análise. Para obter resultados satisfatórios, é preciso avaliar diversas variáveis, como:

  • aspectos acadêmicos, técnicos e profissionais;
  • perfil comportamental;
  • performance;
  • localização;
  • remuneração para a vaga, entre outras.

Vale ressaltar que, entre esses aspectos, o comportamental é um dos mais complexos a se analisar, pois é um tanto difícil de ser mensurado adequadamente. Isso porque, muitas vezes, coletam-se informações superficiais, que acabam sendo insuficientes.

Isso acontece pois é realmente complicado conseguir os dados necessários sem as ferramentas certas. No caso de processos seletivos, que envolvem uma grande quantidade de candidatos, isso tudo fica ainda mais difícil.

Por outro lado, já sabemos que não basta se informar apenas sobre as experiências e os conhecimentos técnicos de uma pessoa. Esses fatores até podem indicar se ela está apta ou não para o cargo em questão, mas não vão revelar se ela tem o fit cultural adequado para a empresa, por exemplo. Assim, conhecer bem o padrão comportamental torna-se essencial.

Além disso, outro ponto complexo a se avaliar é a performance do profissional, que também não pode ser conhecida por meio do seu currículo. É preciso saber como ele trabalha: é mais objetivo, tem um bom foco, é dinâmico ou presta atenção aos detalhes? Esses são apenas alguns fatores que vão influenciar em seu desempenho, seja de forma positiva ou negativa, dependendo das atribuições de sua função.

Parece muita coisa a se considerar e se avaliar a fundo, não é verdade? Porém, mesmo com essas complexidades, não é preciso se preocupar: hoje em dia já existem métodos e programas próprios para auxiliar nesses serviços. Vamos falar mais sobre isso a seguir, destacando a relevância da tecnologia nesse processo.

Como a tecnologia ajuda na avaliação de um profissional?

Com a competitividade no mercado de trabalho e a grande quantidade de demandas para atender, os recursos humanos precisam encontrar formas de agilizar os seus processos e, ao mesmo tempo, torná-los mais assertivos.

A tecnologia pode ser uma ótima aliada nesses momentos, começando pela gestão de tempo. Afinal, ela contribui para a obtenção de resultados mais rápidos e eficazes. Quando você utiliza um software de recrutamento e seleção, por exemplo, não precisa selecionar os currículos manualmente, o que já é uma significativa economia de tempo — que pode ser usado em outras atividades do setor.

Além disso, as triagens feitas digitalmente cruzam dados a fim de encontrar os perfis ideais para concorrer a uma determinada vaga, o que dá uma maior garantia de que você vai encontrar os profissionais mais adequados para sua empresa.

Esse ponto é, no entanto, apenas o pontapé inicial capaz de mostrar como a tecnologia consegue fazer contratações mais acertadas. Existem ferramentas, como o software DOM, que propiciam avaliações precisas sobre cada candidato, como veremos no próximo tópico.

Outra vantagem é que, com o envio e o recebimento virtual de currículos, tanto os gestores quanto os candidatos passam a reduzir custos, que seriam necessários se isso fosse feito presencialmente. Por sua vez, a organização também vai economizar em processos como demissões, que serão reduzidos a partir do momento em que se encontram os colaboradores certos para cada cargo.

Com menos trabalho para fazer a seleção de currículos, mais tempo para outras atividades, contratações eficientes e redução de gastos, o RH passa a ter ainda mais importância em uma empresa. Com o apoio certo da tecnologia, esse setor ajuda a manter a organização eficaz, produtiva e competitiva dentro do mercado.

Como o DOM ajuda em relação à avaliação de candidatos?

O DOM é um processo de inteligência artificial que faz muita diferença na avaliação das variáveis que mencionamos lá no começo do post. Mais especificamente, ele é voltado para o mapeamento daquelas duas questões mais complexas: a performance e o comportamento de um profissional.

Com ferramentas qualificadas que vão desde diferentes laudos até a criação de gráficos, esse software permite, de modo simplificado, identificar competências e tendências comportamentais de um indivíduo. Esses resultados, por sua vez, são bem mais amplos e aprofundados do que aqueles que você conseguiria sem o uso da tecnologia.

É possível utilizar o DOM em diferentes áreas. Nos processos de recrutamento e seleção, ele ajuda a encontrar os candidatos certos, indo para uma análise além do currículo. Dentro da empresa, por outro lado, ele permite conhecer mais a equipe e, assim, encontrar as melhores estratégias de gestão e treinamento. Fora isso, outras de suas áreas de atuação de destaque incluem carreira e consultoria.

Esse mecanismo pode, ainda, ser integrado a outros softwares e tecnologias, visando otimizar cada vez mais os seus resultados. Seja como for, sua qualificação para a análise de profissionais acaba contribuindo para variadas áreas dentro da empresa, tendo uma influência significativa no seu desempenho.

Como foi possível observar, avaliar profissionais não é uma tarefa simples e, ao mesmo tempo, significa muito para o andamento sadio e positivo de uma organização. Com o avanço da tecnologia, porém, esse processo não tem apenas se tornado mais fácil, mas também mais eficiente.

As ferramentas podem ser combinadas às suas demais técnicas e adaptadas às suas necessidades. Por isso, é preciso ter atenção, manter-se atualizado e encontrar as melhores ferramentas para aplicar.

Esperamos que este post tenha ajudado você a compreender como avaliar um profissional. Estamos sempre dispostos a colaborar e tirar suas dúvidas, então não deixe de entrar em contato para saber mais!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário