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Profissionais de Vendas

Como administrar melhor seu tempo no trabalho?

O dia a dia das pessoas é cada vez mais corrido e 24 horas até parece pouco para a realização de tantas atividades, principalmente se você for um vendedor, não é mesmo? No entanto, se conduzirmos bem nosso tempo, as tarefas tendem a fluir melhor. Basta apenas que tenhamos disciplina e organização para que o dia seja mais bem aproveitado. Quer descobrir como administrar melhor seu tempo no trabalho? Então confira nossas dicas:

Acorde cedo

O dia de um vendedor precisa começar cedo. Sabe aqueles 10 minutinhos que você fica a mais na cama? Eles podem fazer toda a diferença para você ter um dia mais produtivo. É comprovado! Pessoas bem-sucedidas geralmente acordam muito cedo.

Isso acontece porque, no amanhecer, nossas mentes ainda estão frescas e livres de qualquer tipo de problema ou preocupação. Dessa forma, a tendência é que consigamos programar melhor as atividades do dia, tomar decisões com mais agilidade, responder e-mails e já despachar algumas questões de imediato etc.

Liste seus afazeres

Tenha uma agenda organizada e faça sempre listas com as atividades que você precisa cumprir. É interessante que todos os compromissos sejam listados e colocados em ordem de importância, para que você consiga fazer primeiramente o que é mais necessário, deixando as tarefas menos importantes em segundo plano. Então, se você tiver que visitar clientes, por exemplo, deve manter a sua agenda sempre muito bem organizada.

O ideal é ter duas listas, uma semanal, com as tarefas e atividades de toda a semana, e outra diária, com as atividades do dia de forma mais esmiuçada, como a participação em reuniões e outros trabalhos mais operacionais.

Organize o ambiente de trabalho

Se você é o tipo de profissional que possui uma mesa com pilhas e pilhas de papel deve mudar de postura agora mesmo. Mantenha sua mesa sempre limpa e organizada e arquive os documentos que não estiver mais usando.

A regra não é válida apenas para ambientes físicos! Seu computador também deve ser bem organizado, com arquivos separados em pastas catalogadas, separadas por clientes ou tipos de produtos vendidos, por exemplo. Isso fará com que você encontre os documentos mais facilmente quando for necessário.

Não desvie sua atenção

Evite desviar a atenção do foco de seu trabalho, pois isso pode fazer com que haja atraso nas suas atividades.

Uma boa ideia pode ser deixar o celular na gaveta e no modo silencioso, além de não acessar as redes sociais no computador. Assim você evita perder tempo olhando aquelas fotos do fim de semana que seu amigo postou no Facebook ou aquele vídeo de humor do grupo no WhatsApp.

Faça pequenas pausas

Quando estamos trabalhando há muitas horas, a tendência é que não consigamos reter a atenção totalmente no trabalho, podendo acontecer erros nos afazeres.

É por isso que as pequenas pausas podem ser muito proveitosas e precisam ser feitas todos os dias. Tire uma meia horinha da sua tarde para fazer uma caminhada na rua, tomar um café, conversar com um amigo etc. Desse modo, você irá retornar ao trabalho com muito mais “gás” e com muito mais ideias para solucionar possíveis problemas.

Viu como administrar melhor o seu tempo como profissional de vendas não é algo tão difícil quanto parece ser em um primeiro momento? Agora é só colocar tudo isso em prática. E que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam a gerir melhor o tempo? Temos certeza de que eles vão gostar!

 

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

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