Home Dicas Empresarial CEO de sucesso: conheça 5 histórias para se inspirar

CEO de sucesso: conheça 5 histórias para se inspirar

por Marcelo Braga
CEO de sucesso: conheça 5 histórias para se inspirar

Altos salários, comando de grandes empresas, reconhecimento no mercado… Tais características são facilmente associadas a um CEO de sucesso. No entanto, o trabalho desenvolvido por esses gestores é muito mais amplo e complexo do que se imagina, o que os torna figuras inspiradoras para milhares de pessoas.

Você já parou para pensar o que há por trás da trajetória desses homens e mulheres de sucesso? Confira a seguir a história de 5 CEOs que se destacam, bem como as lições de carreira e liderança por eles ensinadas!

1. Sundar Pichai

Quando falamos a palavra Google, o que vem à cabeça? Provavelmente, a associação do termo a uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Mas quem está por trás desse sucesso? Um dos nomes é Sundar Pinchai. O indiano nascido na década de 1970, formado em engenharia metalúrgica, assumiu o cargo de CEO do buscador em 2015, no lugar de um de seus fundadores Larry Page, seguindo um processo da empresa de reestrutura, criando a chamada holding alphabet.

A trajetória de Pinchai, desde a sua graduação, foi marcada pelo destaque como profissional. Após se formar no Instituto Indiano de Tecnologia Kharagpur, ele se mudou para os EUA, onde se tornou mestre em ciências de materiais e engenharia pela Universidade de Stanford. Depois de ter atuado um tempo como consultor na McKinsey & Company em 2004, Sundar entrou para a Google para liderar um projeto voltado à inovação de produtos de software da empresa.

Desde sua gestão de projetos, a organização foi desenvolvendo uma série de ferramentas que colaboraram para a evolução do grupo, que se tornou um dos gigantes do mundo digital. O CEO de sucesso tem uma lição importante, que é destacada pelos profissionais que o cercam: Sundar é considerado uma pessoa fácil de trabalhar e se fazer entendido, sendo um gestor que sabe como incentivar a sua equipe.

2. Rachel Maia

Caçula de sete filhos, criada na Cidade Dutra, Rachel Maia enfrentou situações desafiadoras desde a infância. No início dos anos de 1990, ela deu seus primeiros passos profissionais ao se formar em ciências contábeis. Depois de trabalhar na Seven Eleven, ela decidiu que usaria o dinheiro da rescisão de seu contrato para passar dois anos no Canadá estudando inglês, o que foi um ponto fora da curva, pois ainda precisava auxiliar sua família financeiramente.

Após a volta para o Brasil, Maia conseguiu um emprego na farmacêutica Norvatis. A convite de um headhunter, ela foi para a Tufanny’s, marca de alto luxo no setor de joias. A empresa estava à procura de um diretor financeiro e o RH da marca exigiu que ao menos uma mulher participasse da disputa. Maia venceu.

Depois de participar da implementação de sucesso da marca no Brasil, ela foi convidada a ser CEO no país da Pandora. Com seu espírito de liderança, ela fez a marca se desenvolver e crescer. Atualmente, ela é a CEO da Lacoste no país. Entre suas principais lições está o fato de ser dona de suas decisões. Ela chegou a arriscar seu posto, pois acreditava na expansão de uma das marcas das quais atuou na diretoria que estava relutante em fazer um investimento.

3. Alessandro Carlucci

Nos últimos anos, vimos um crescimento gigantesco e a presença cada vez mais constante da marca Natura no mercado. Isso se deve aos projetos audaciosos de expansão liderados pelo então CEO da marca, Alessandro Carlucci. Ele começou na área de vendas e marketing da empresa de cosméticos em 1989 e, desde então, não parou de crescer na organização.

Formado em administração de empresas, ele foi CEO da marca de 2005 a 2014. Entre suas maiores responsabilidades na companhia, está o comando de dois projetos, sendo o primeiro a transformação da Natura em um novo modelo de negócios que valorizasse a hiperconectividade do mundo atual, favorecendo as vendas on-line. O outro era implementar cada vez mais estratégias de sustentabilidade atreladas à marca.

Uma de suas maiores lições diz respeito à liderança e à importância que ela deve dar à sustentabilidade. Para ele, é papel do líder fazer com que isso aconteça internamente. Ciente desse desafio, ele compartilha seus conhecimentos para que mais pessoas saibam como agir. Atualmente, Carlucci é presidente do conselho da Arezzo&Co.

4. Oprah Winfrey

O nome de Oprah é conhecido mundialmente no mercado do entretenimento. Mas a famosa apresentadora também é uma CEO de sucesso, sendo responsável por várias marcas atreladas ao seu nome. A trajetória dela é marcada por desafios, sendo que seu primeiro programa como apresentadora foi aos 32 anos de idade.

Formada em comunicação televisiva, por 25 anos ela teve o programa de TV mais assistido dos EUA. Além disso, ela ainda comanda duas revistas, “O, The Oprah Magazine” e “O at Home”, e um canal de televisão próprio, o OWN.

Graças aos negócios e trabalhos na área da comunicação, ela hoje é considerada uma das mulheres mais ricas do mundo, com fortuna estimada em 3 bilhões de dólares. Essa diversidade com a qual lida com os negócios é um dos seus grandes segredos como CEO de sucesso. Oprah é reconhecida por não ter medo de desafios e reagir bem mesmo diante de adversidades.

5. João Castro Neves

Outro CEO que se destaca pela sua atuação é João Castro Neves, que esteve à frente de uma das maiores cervejarias do mundo, a Ambev, e hoje faz parte do conselho administrativo da Kraft Heinz.

O carioca, formado em engenharia, já foi eleito executivo do ano mais de uma vez. No comando da empresa de 2009 a 2014, antes de chegar ao posto mais alto, Neves foi diretor financeiro e de relação com investidores. Os resultados consistentes e excelentes que apresentava na Ambev o fizeram ser admirado por colegas e até mesmo por outros executivos.

O título de CEO de sucesso também não é por acaso. Além de sua capacidade estratégica, Neves é reconhecido pela sua liderança. De acordo com uma reportagem da revista Época Negócios, ele era considerado alguém detalhista e participativo quando comandou a gigante de bebidas — sem contar a sua educação e fala calma diante dos colaboradores.

Diante de histórias incríveis, é comum se questionar sobre o que aprender e como se inspirar com esses gestores. Bem, entre as respostas, estão conhecer muito bem seu mercado de atuação e saber lidar com pessoas. Esse último tópico é especialmente importante, pois o bom líder consegue motivar seus pares e obter resultados mais satisfatórios dentro das empresas que comandam, ganhando assim o título de CEO de sucesso.

Gostou desse artigo? Então continue a visita em nosso blog e saiba quais são as competências que um bom gestor de RH deve ter.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário