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Automação comercial: como melhorar os processos do seu negócio

A automação comercial pode contribuir para a melhoria nos campos administrativo, operacional e comercial. Isso não quer dizer que o trabalho dos colaboradores será totalmente substituído pelo trabalho de máquinas ou softwares — geralmente, um apoia o outro, aumentando a eficiência dos processos internos do seu negócio de forma inteligente, reduzindo custos e otimizando o tempo da equipe e do gestor.

Primeiramente, é necessário entender quais são as necessidades da sua empresa.

  • A produtividade está baixa?
  • Há a frequente falta de itens no estoque?
  • O processo de recrutamento leva muito tempo e não apresenta bons resultados?
  • Os clientes estão insatisfeitos com o atendimento?
  • É necessário reduzir custos?

Depois de identificar os maiores problemas e definir as prioridades, é hora de implantar a automação comercial.

Quer saber como melhorar os processos do seu negócio? Neste artigo abordamos alguns métodos que podem ser utilizados para aumentar a performance da sua empresa. Confira!

 

Automação no recrutamento de colaboradores

Conquistar os melhores candidatos para as vagas da sua empresa pode levar muito tempo, não é? Saiba que esse processo pode ser simplificado com a automação comercial!

O que acha de inovar e otimizar os métodos utilizados pelo RH?

softwares completos de recrutamento digital que permitem organizar todo o processo de recrutamento e seleção. Suas ferramentas analisam o perfil dos candidatos adequados para a vaga, os quais são indicados com rapidez. As análises são feitas em relação à formação acadêmica, área de atuação, perfil, rede de relacionamento etc.

Um dos recursos desse software permite ranquear os candidatos de acordo com esses parâmetros, permitindo que os recrutadores realizem contratações de colaboradores ideias para a vaga em um período de tempo muito menor.

 

Automação na gestão empresarial

 

Ao utilizar um sistema de gestão empresarial, é possível melhorar os processos internos da empresa por meio do controle das áreas:

  • financeira;
  • de vendas;
  • de estoque;
  • de compras etc.

Usando um sistema ERP online integrado, a equipe ou o gestor podem ter acesso às informações a qualquer hora e de qualquer lugar.

Usando de forma estratégica os dados registrados, o gestor consegue melhorar as atividades operacionais, administrativas e comerciais, se planejando com antecedência e apresentando soluções baseadas em dados concretos. Com isso, é possível identificar problemas, reduzir custos de produção e aumentar a produtividade.

 

Automação no atendimento aos clientes

 

O atendimento satisfatório aos clientes é crucial para a consolidação da sua marca no mercado. Você pode ter o melhor plano de negócio, produto, serviço ou as melhores instalações, mas nada disso será útil sem uma estratégia de negócios focada em seu público-alvo.

Ao utilizar um sistema de gestão de relacionamento com o cliente — ou software CRM —, é possível gerenciar a relação com o consumidor antes, durante ou após a compra e garantir a sua satisfação durante toda a jornada. Assim, há a posterior fidelização, redução de custos e aumento dos rendimentos da empresa.

 

Automação de tarefas e comunicação interna

 

Já ouviu falar nas ferramentas Trello e Slack?

O Trello serve para a organização de projetos de forma dinâmica e simplificada. Ao se cadastrar no site, é possível configurar cada quadro de acordo com cada projeto da equipe. Nesses quadros há a opção de criar listas, por exemplo:

  • Tarefas que devem ser feitas;
  • Tarefas em andamento;
  • Tarefas concluídas.

Cartões referentes às tarefas podem ser criados (e modificados pela equipe) em cada uma dessas listas.

já o Slack auxilia na comunicação interna da equipe e evita o acúmulo de e-mails. Dá para melhorar a produtividade:

  • organizando rotinas de trabalho e atividades do dia a dia;
  • definindo lembretes;
  • gerenciando informações de forma simplificada;
  • integrando o Skype, o Dropbox, o Google Drive e o Trello ao Slack.

Enfim, tudo desenvolvido para que a equipe obtenha o melhor desempenho.

Neste artigo exemplificamos alguns métodos de automação para melhorar os processos do seu negócio. Apesar de diferentes softwares desempenharem papéis fundamentais na otimização de processos, a automação comercial abrange também o uso de outros elementos tecnológicos, máquinas operatrizes ou equipamentos para otimizar a produção.

Como dito no início deste texto, é fundamental entender quais são os problemas para então definir as prioridades e investir em soluções adequadas.

E então, entendeu como a automação comercial pode melhorar os processos do seu negócio? O que acha de utilizar um software de gestão empresarial para otimizar o trabalho da equipe e melhorar a produtividade da empresa?

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