RH

ATS: o que é e quais as vantagens para sua empresa?

Maria é gestora de recursos humanos em uma grande empresa e está com um problema: ela tem uma vaga em aberto e uma série de bons candidatos para preenchê-la. “Como isso pode ser um problema?”, você deve estar se perguntando. Bom, o desafio é como escolher o melhor entre eles e a resposta pode ser um ATS.

O Applicant Tracking System — ou, em tradução livre, Sistema de Rastreio de Candidatos — permite o recrutamento de colaboradores de uma maneira mais eficiente.

Neste post, vamos mostrar quais as 6 principais vantagens da adoção de um ATS para sua rotina de recrutamento, tomando como base o software da Reachr, uma das melhores ferramentas do mercado.

Continue conosco e confira como melhorar seu trabalho, o da Maria e o de qualquer outro gestor de recursos humanos!

1. Redução de custos

Os diretores da empresa na qual nossa personagem trabalha estão sempre pressionando cada um de seus setores para que eles promovam cortes de gastos e redução de custos. No departamento de recursos humanos não é diferente.

Ao optar pelo sistema ATS da Reachr, é possível reduzir uma série de custos na análise de perfil dos candidatos e nas demais etapas de seleção, que passarão a ser automatizadas. E aqui nos referimos tanto à captação de currículos, quanto ao envio de e-mails e a outras fases da contratação. Não haverá mais perda de tempo e dinheiro com a seleção de candidatos sem perfil.

2. Redução de etapas operacionais

O processo de seleção de candidatos é composto por uma série de atividades maçantes que podem tomar muito tempo de toda a equipe. É uma jornada longa e improdutiva. Mesmo atividades que podem parecer muito simples, como ler currículos, podem acabar com a produtividade.

Já com a implantação de um ATS, a equipe da Maria — e a sua também — precisará cuidar de muito menos atividades operacionais em uma seleção. Isso porque o sistema poderá realizar análises de informações sobre os dados inseridos e realizará essas atividades de forma autônoma.

3. Melhor eficiência

Como dissemos, os processos de recrutamento demandam etapas que tomam muito tempo e suor de uma equipe de RH, com o agravante de poderem nem ser aproveitadas.

O ATS da Reachr realiza a análise de todos os aspirantes a vaga de acordo com os requisitos necessários e os apresentados, demonstrando a porcentagem de compatibilidade do candidato com a vaga e melhorando a eficiência do processo.

4. Padronização dos processos

Outro grande problema enfrentado na empresa na qual Maria trabalha é a falta de padrões para o recrutamento. A cada vaga publicada, as buscas são realizadas de uma forma diferente. O mesmo acontece com entrevistas e outras atividades inerentes ao processo de seleção.

Ao implantar um software, você terá um mapeamento completo de todas as rotinas de recrutamento para seguir, bastando se adequar para obter os melhores resultados possíveis.

5. Gestão dos principais indicadores

Outro ponto muito interessante da ferramenta da Reachr é a possibilidade de gerir todos os principais indicadores dentre de um processo de seleção. Tal gestão abarca desde o número de candidatos interessados até a média de empregabilidiade de cada um deles. Ou seja, utilizando o sistema, você sabe o quanto uma pessoa se encaixa ou não na vaga ofertada.

Esse total controle permite que você possa realizar contratações mais assertivas, baseadas em dados reais e atualizados, evitando o desgaste de passar uma vaga para um candidato sem o perfil ideal.

6. Employer brand

Um dos principais diferenciais da plataforma ATS é o employer brand, termo que se refere à possibilidade de utilizar a aplicação com todas as características visuais de sua marca.

O employer brand garante a apresentação da “cara” de sua empresa em todo o processo, o que dá mais credibilidade perante os candidatos e começa a passar a seus futuros colaboradores parte da cultura de seu negócio.

A Maria já se decidiu, ela precisa de um ATS e a solução da Reachr é ideal para ela, e você? Entre em contato agora mesmo conosco e veja o que podemos fazer para melhorar seu recrutamento!

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Deixar comentário.

Navegação