Home RH ATS: o que é e quais as vantagens para sua empresa?

ATS: o que é e quais as vantagens para sua empresa?

por Marcelo Braga
profissional de RH encaixando a peça certa em uma figura, simbolizando a capacidade de um sistema ATS para encontrar o candidato ideal para o seu negócio

Maria é gestora de recursos humanos em uma grande empresa e está com um problema: ela tem uma vaga em aberto e uma série de bons candidatos para preenchê-la. “Como isso pode ser um problema?”, você deve estar se perguntando. Bom, o desafio é como escolher o melhor entre eles e a resposta pode ser um ATS.

Neste post, vamos mostrar o que é um ATS, como funciona e quais as 6 principais vantagens para sua rotina de recrutamento, tomando como base o software da Reachr, uma das melhores e mais completas ferramentas do mercado.

Continue conosco e confira como melhorar seu trabalho, o da Maria e o de qualquer outro gestor de recursos humanos!

Afinal, o que é um ATS?

O Applicant Tracking System — ou, em tradução livre, Sistema de Rastreio de Candidatos — é uma solução voltada ao aprimoramento dos processos de recrutamento e seleção em todas as etapas e é funcional para seleções de qualquer escala, seja para contratar um colaborador ou milhares.

Assim, o sistema baseia-se no uso de algoritmos para ser capaz de “peneirar” de processar milhares de dados do currículos enviados em questão de segundos, a partir tanto de palavras chave quanto através do uso de recursos de inteligência artificial. Processos que acabam facilitando a vida da equipe do RH durante o recrutamento.

Desse modo, o ATS é capaz de filtrar rapidamente aqueles candidatos que não são adequados para a vaga, permitindo que o recrutador possa utilizar seu tempo para focar nos que são. Aliás, esse também é um outro fator para o uso de um sistema digital.

Pois, ao combinar a inteligência artificial com um software de análise comportamental para avaliar as soft skills dos candidatos, além e verificar qual é o fit cultural deles com a vaga, seu recrutamento se torna ainda mais eficiente.

Um sistema ATS também pode ajudar com a comunicação entre candidato e empresa, por permitir a automação de feedbacks e facilitar o contato constante entre ambos. Pontos que são fundamentais para implementar uma boa experiência do candidato durante o recrutamento.

A implementação de uma plataforma ATS no seu RH pode trazer diversos benefícios, não apenas no recrutamento mas também ao caixa da sua empresa. Confira abaixo 6 vantagens em usar este sistema no seu negócio:

1. Redução de custos

Os diretores da empresa na qual nossa personagem trabalha estão sempre pressionando cada um de seus setores para que eles promovam cortes de gastos e redução de custos. No departamento de recursos humanos não é diferente.

Ao optar pelo sistema ATS da Reachr, é possível reduzir uma série de custos na análise de perfil dos candidatos e nas demais etapas de seleção, que passarão a ser automatizadas. E aqui nos referimos tanto à captação de currículos, quanto ao envio de e-mails e a outras fases da contratação. Não haverá mais perda de tempo e dinheiro com a seleção de candidatos sem perfil.

2. Redução de etapas operacionais

O processo de seleção de candidatos é composto por uma série de atividades maçantes que podem tomar muito tempo de toda a equipe. É uma jornada longa e improdutiva. Mesmo atividades que podem parecer muito simples, como ler currículos, podem acabar com a produtividade.

Já com a implantação de um ATS, a equipe da Maria — e a sua também — precisará cuidar de muito menos atividades operacionais em uma seleção. Isso porque o sistema poderá realizar análises de informações sobre os dados inseridos e realizará essas atividades de forma autônoma.

3. Melhor eficiência

Como dissemos, os processos de recrutamento demandam etapas que tomam muito tempo e suor de uma equipe de RH, com o agravante de poderem nem ser aproveitadas.

O ATS da Reachr realiza a análise de todos os aspirantes a vaga de acordo com os requisitos necessários e os apresentados, demonstrando a porcentagem de compatibilidade do candidato com a vaga e melhorando a eficiência do processo.

4. Padronização dos processos

Outro grande problema enfrentado na empresa na qual Maria trabalha é a falta de padrões para o recrutamento. A cada vaga publicada, as buscas são realizadas de uma forma diferente. O mesmo acontece com entrevistas e outras atividades inerentes ao processo de seleção.

Ao implantar um software, você terá um mapeamento completo de todas as rotinas de recrutamento para seguir, bastando se adequar para obter os melhores resultados possíveis.

5. Gestão dos principais indicadores

Outro ponto muito interessante da ferramenta da Reachr é a possibilidade de gerir todos os principais indicadores dentre de um processo de seleção. Tal gestão abarca desde o número de candidatos interessados até a média de empregabilidiade de cada um deles. Ou seja, utilizando o sistema, você sabe o quanto uma pessoa se encaixa ou não na vaga ofertada.

Esse total controle permite que você possa realizar contratações mais assertivas, baseadas em dados reais e atualizados, evitando o desgaste de passar uma vaga para um candidato sem o perfil ideal.

6. Employer brand

Um dos principais benefícios é para employer branding, termo que se refere à possibilidade de customizar o processo com todas as características visuais de sua marca.

O employer brand garante a apresentação da “cara” de sua empresa em todo o processo, o que dá mais credibilidade perante os candidatos e começa a passar a seus futuros colaboradores parte da cultura de seu negócio.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário