Dicas Profissionais de Vendas

Aprenda como fazer um follow up eficaz!

A dica de hoje é: aprenda como fazer um follow up eficaz! Follow-up é uma expressão em inglês que, em no nosso idioma, pode ser compreendida como acompanhamento. É por meio dele  que a satisfação do cliente é alimentada, proporcionando sua fidelização em relação aos produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

Sendo a conquista e a manutenção de clientes desafios constantes para qualquer empresa, o follow-up torna-se uma moeda valiosa para vendedores. Cabe a eles a boa execução dos processos de venda para alcançar o sucesso nos negócios.

Apesar de muitos vendedores conhecerem o follow-up, alguns ainda não sabem como fazê-lo de maneira eficaz. Compreensão limitada ou pura falta de conhecimento sobre a técnica levam empresas e vendedores a não utilizar o follow-up. Hoje nós vamos desmistificá-lo e ensinar o passo a passo para você!

Boa leitura. Confira!

1. Coloque-se à disposição

Tudo começa quando você se coloca inteiramente à disposição do cliente. Isso pode ser feito por meio de um e-mail, telefone, mensagem de texto ou correspondência. O consumidor precisa sentir em você a confiança necessária para dar prosseguimento ao processo de compra. Aos olhos do consumidor, você precisa ser visto como o ponto de contato perfeito entre ele e a empresa, esclarecendo todas as dúvidas e ajudando no processo de decisão — independentemente de qual for.

2. Esclareça todas as dúvidas do cliente

Após estabelecer uma relação inicial de confiança, prepare-se para esclarecer todas as dúvidas do cliente. Para isso, será necessário que você entenda tudo sobre os produtos e serviços que oferece. Lembre-se: você é a referência do cliente dentro da empresa.

Cada vez que o consumidor acionar você, responda com prontidão, de maneira clara e objetiva. Não ofereça um produto ou serviço apenas por oferecer. Identifique a necessidade que o seu consumidor tem e adéque ao que você tem a oferecer. O seu objetivo é vender com qualidade, não simplesmente vender.

3. Permaneça de plantão

Agora que você e o cliente estão em um contato mais frequente, prepare-se para ficar de plantão. O consumidor pode acionar você a qualquer momento com o objetivo de esclarecer uma dúvida, finalizar a compra ou cancelar o processo. Esteja preparado para isso!

Informe ao seu cliente todos os canais disponíveis de comunicação para que ele entre em contato com você. Quando for acionado, responda no menor tempo possível. Caso não seja possível dar uma explicação detalhada, peça alguns minutos ou horas para o consumidor e explique a sua situação. Ele compreenderá.

4. Estabeleça um canal de comunicação direto

Observe o caminho percorrido até chegar aqui. Nesse ponto, você estabeleceu um canal de comunicação direto com o cliente. Vocês podem ter uma relação tão próxima quanto a de uma amizade. Na dúvida, o consumidor procura por você. Se algum amigo desse cliente precisar de uma solução parecida com a ele, você será o indicado para tocar o negócio.

Por mais que a venda seja concretizada nessa etapa do follow-up, você precisa manter o canal de comunicação aberto com o consumidor. Faça um bom serviço de pós-venda e pergunte como está sendo a experiência dele com o produto. Sempre que possível, dê algumas dicas de uso e de manutenção do produto. Aproveite a oportunidade desse canal de comunicação direto para comunicar o consumidor quando tiver novos produtos ou serviços na empresa.

Viu como follow-up pode ajudar você com o aumento das vendas qualificadas? Coloque essas dicas em prática e supere o desempenho esperado.

Deixe o seu comentário no post e divida conosco suas experiências de sucesso ao fazer follow-up!

 

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

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