Home Dicas Empresarial Benefícios: Aprenda como definir uma política para sua empresa

Benefícios: Aprenda como definir uma política para sua empresa

por Marcelo Braga
benefícios

Atrair e reter talentos é um dos principais objetivos das organizações. Afinal, logo após o recrutamento e seleção de um profissional, é preciso usar estratégias para que ele continue no quadro de colaboradores, visto que haverá todo um gasto com esse processo. Por isso, investir em uma política de benefícios é um importante requisito a ser observado, pois é um motivador para a manutenção desse colaborador.

Uma dúvida que muitos gestores têm é com relação à política que mais se adéqua aos negócios que eles comandam. Descubra a seguir como defini-la com eficácia. Mas antes, saiba mais sobre o seu conceito!

A política de benefícios

Chamamos de política de benefícios um conjunto de regras que ditam o direito de benefícios corporativos oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores. As diretrizes são desenvolvidas, geralmente, pela área de RH. Logo, cabe a ele estabelecer desde o planejamento até a implementação, sempre acompanhando os resultados dessa concessão.

Ainda vale lembrar que tais regras sofrerão variações, conforme o perfil do negócio e dos profissionais que nele atuam. Alguns benefícios são flexíveis, o colaborador pode escolher se quer ou não recebê-los. Mas, de maneira geral, existem algumas opções obrigatórias por lei, tais como:

  • vale-transporte;
  • férias remuneradas (acrescidas de 1/3);
  • FGTS;
  • 13º salário;
  • adicional noturno.

Enquanto isso, existem outros que não são obrigatórios, mas são comuns e oferecem grande atratividade em meio aos profissionais, como:

  • vale-refeição ou alimentação;
  • vale-cultura;
  • plano de saúde e odontológico;
  • auxílio-creche;
  • bolsas de estudos;
  • academia;
  • cursos de idiomas;
  • licença maternidade 6 meses;
  • dispensa no dia do aniversário.

O estabelecimento correto das diretrizes

Ter uma política de benefícios ajuda na organização e distribuição correta desses adicionais. O oferecimento de tais incentivos ajuda a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, além de ser um fator motivador, o que tem impacto na produtividade e resultados do negócio. Para garantir tais vantagens é preciso saber o que e quando oferecer. Confira as dicas a seguir!

Conheça a sua equipe

Uma boa política de benefícios deve ser definida de acordo com o perfil da sua equipe e suas necessidades. Por exemplo, se o quadro de colaboradores é formado em sua maioria por jovens, o oferecimento de bolsas de estudos pode ser mais atrativo do que o auxílio-creche.

Independentemente do tipo de negócio, cada empresa tem um determinado perfil dominante e ele deve ser levado em consideração na hora de escolher o que será oferecido a esses profissionais.

Mantenha a flexibilidade de adesão de benefícios

Nem todos os benefícios são interessantes para todos os profissionais da empresa. Por isso, é interessante manter uma flexibilidade quanto à adesão: essa liberdade de escolha maior será um diferencial para o colaborador.

Por exemplo, o benefício do vale-transporte tem um percentual descontado do salário, mas se o colaborador trabalhar próximo da empresa pode optar por não recebê-lo. Assim, não terá a dedução em folha.

Tenha regras transparentes

É muito importante ser transparente na relação entre o empregador e o empregado. Esse cuidado ajudará a estabelecer um relacionamento mais saudável. Tal gestão é determinante para garantir as vantagens para ambas as partes.

Assim, é crucial ter regras claras sobre descontos em folha de pagamento, o que será pago integralmente pelo empregador, percentuais de descontos, entre outros dados.

Para garantir a transparência é fundamental que a empresa tenha um sistema de qualidade que ajude no controle de todos os benefícios recebidos, por meio do qual os colaboradores consigam visualizar seus direitos. A utilização de uma ferramenta reduzirá erros e evitará prejuízos.

Melhora na qualidade de vida, aumento da competitividade do negócio, redução de absenteísmo e turnover, aumento da produtividade, etc. São várias as vantagens de oferecer incentivos aos colaboradores. Logo, para garantir que ambas as partes saiam ganhando, é essencial ter uma política de benefícios clara.

E então, tem alguma dúvida sobre o assunto ou deseja compartilhar a sua experiência conosco? Deixe o seu comentário!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário