Home Dicas Empresarial Desenvolva um programa de liderança seguindo 5 passos

Desenvolva um programa de liderança seguindo 5 passos

por Marcelo Braga
programa-de-lideranca

Líderes estão presentes em todos os níveis de uma organização. Eles são capazes de influenciar pessoas para que alcancem os objetivos propostos. Por esse motivo, existe a necessidade de desenvolver um programa de liderança.

Também chamado de Programa de Desenvolvimento de Líderes, ou PDL, ele promove as competências fundamentais para esse tipo de profissional, além de provocar mudanças no comportamento das pessoas.

Por meio desse programa, sua empresa consegue preparar profissionais capacitados para dar continuidade ao trabalho que é feito atualmente, ou seja, fazendo a mediação entre os demais colaboradores e os objetivos da companhia.

Listamos 5 passos para que você desenvolva um programa de liderança. Confira!

1. Mapeie os objetivos do negócio

Um bom programa de liderança se inicia com planejamento e estratégia. Por isso, prepare-se para mapear os principais objetivos organizacionais e avaliar o papel dos gestores na realização de cada um deles.

A partir desse mapeamento, surgirá a resposta para o que sua empresa espera de um líder. Desse modo, você terá dados para saber quais são os critérios que devem ser atendidos por um colaborador que deseja se tornar gerente ou diretor.

2. Determine os impactos da liderança

Eles podem ser pessoais, práticos ou organizacionais. A nível pessoal, ele deve ser capaz de liderar os outros e a si. Questões como gestão de tempo, capacidade de resolução de conflitos e trabalho em equipe devem ser avaliadas.

A nível prático, vêm impactos como identificação de problemas e criação de cultura de responsabilidade com ética. Já no nível organizacional, esse profissional deve ser capaz de conduzir todos em direção ao resultado desejado.

3. Identifique líderes em sua equipe

Líderes têm algumas características específicas, como proatividade, responsabilidade, automotivação, agilidade para tomar decisões, resiliência e capacidade de se comunicar de modo claro e efetivo.

Observe que essas são características que estão além da formação profissional, pois formam parte de um conjunto de habilidades essenciais para a liderança. Tenha em mente que líderes devem ter inteligência emocional, pois lidam com pressões, cobranças e situações difíceis a todo instante.

4. Promova o desenvolvimento contínuo

O programa de liderança também deve estimular o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Quando isso ocorre de modo pontual, a formação como gestor é prejudicada e não surte o resultado esperado.

Uma maneira eficaz de se fazer isso se dá por meio de um maior engajamento entre a cultura organizacional e o colaborador que pode se tornar líder. Por isso, ofereça feedbacks, plano de carreira, treinamentos e workshops para o seu desenvolvimento.

5. Acompanhe os resultados do programa de liderança

Para obter retorno sobre o investimento no programa de liderança, é fundamental que você e sua equipe de RH definam métodos para medir os resultados. Isso transparece para o colaborador o que a empresa espera dele.

Também é importante destacar que um progresso acompanhado quantitativa e qualitativamente oferece mais possibilidades de ajustes e melhorias no atual ou no futuro ciclo desse projeto.

Por mais que as práticas de um programa de liderança sejam pensadas para cada negócio, em comum elas têm a capacidade de apoiar os líderes em suas jornadas, além de desenvolver e promover melhorias em habilidades importantes para a organização.

Assine nossa newsletter para manter-se atualizado com as melhores práticas que estimulam o crescimento e o engajamento de colaboradores!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário