Home Dicas Empresarial Afinal, o que é People Data e como sua empresa pode se beneficiar?

Afinal, o que é People Data e como sua empresa pode se beneficiar?

por Marcelo Braga
Afinal, o que é People Data e como sua empresa pode se beneficiar?

Você já ouviu falar em People Data? Este termo vem sendo cada vez mais mencionado entre as organizações, mas poucos já compreendem do que ele se trata exatamente. Comentamos muito sobre a importância da tecnologia e os novos recursos para otimizar o desempenho, mas não podemos esquecer que a base de tudo são os colaboradores. É aí que entra essa tendência.

Já temos clareza de que valorizar seu pessoal e conhecer suas equipes é fundamental para tornar uma empresa notória, além de alavancar seu desenvolvimento. O People Data aparece, então, como um meio de facilitar esse conhecimento e usá-lo a favor do seu negócio.

Continue lendo e descubra o que é essa novidade e quais são os seus benefícios!

O que é People Data?

De modo geral, podemos dizer que o People Data se refere a um conjunto de dados que descrevem as pessoas dentro das organizações. Trata-se de uma nova tendência, que visa coletar informações sobre os colaboradores para identificar padrões, demandas e comportamentos comuns.

Os dados são coletados de diferentes maneiras, como a aplicação de pesquisas e uso de tecnologia. É preciso tomar cuidado, porém, para não invadir a privacidade dos funcionários, nem usar esses recursos de maneira indevida. A empresa deve tomar medidas para garantir a segurança e proteção de seu pessoal ao adotar esse tipo de análise.

A ideia do People Data é fornecer informações que ajudem a tomar decisões e implantar melhorias na companhia. Com ele, é possível aprimorar a cultura empresarial, elaborar boas condições de trabalho e incentivar a produtividade.

Quais são as vantagens do People Data?

Por ser uma ideia relativamente nova, o People Data ainda não é tão conhecido por todas as empresas. Entretanto, a expectativa é que ele seja cada vez mais reconhecido, devido às suas vantagens, se usado corretamente. Vamos conhecer alguns de seus benefícios!

Eliminação de gastos ocultos

Quando se conhece bem a organização e se entende o seu funcionamento, fica muito mais fácil assumir o controle dos processos e identificar gastos desnecessários. Com as informações fornecidas pelo People Data, você percebe o que é realmente importante e passa a direcionar seus custos a esses focos, controlando seu orçamento sem prejudicá-lo.

Melhor controle dos processos

Como mencionamos acima, os dados identificados também facilitam o controle dos processos da organização. Se você conhece seus funcionários, seu ritmo, modo de produzir e o que lhes gera satisfação, terá maior clareza sobre como motivá-los, como organizar os horários de trabalho e por aí vai.

Vinculação com as métricas do negócio

Acompanhar as métricas da organização é fundamental para analisar o seu desempenho, certo? Conhecer os dados de seus colaboradores contribuirá ainda mais para essa análise, pois será possível identificar relações entre tais informações. O RH poderá, então, traçar estratégias com base nos conhecimentos sobre os funcionários para otimizar o desempenho e impulsionar as métricas.

Acesso de forma integrada

Com as ferramentas de People Data, você terá acesso integrado às informações de seus funcionários. Tudo fica registrado e salvo em um sistema, que facilita buscas por informações relevantes em cada situação. Como mencionado no início, esse sistema precisa de segurança e respeito ao colaborador, tanto na sua forma de coleta quanto no seu armazenamento.

Análise preditiva

O People Data também permite identificar, por exemplo, épocas do ano em que os trabalhadores tendem a adoecer mais, ou mesmo dias da semana em que são mais produtivos.

A partir daí, você pode planejar medidas preventivas e até estruturar um fluxo de trabalho equilibrado. Se os recursos humanos têm acesso a informações do pessoal, é mais fácil fazer análises preditivas e elaborar medidas com antecipação, evitando riscos e promovendo um melhor desempenho.

Como se pode ver, o People Data tem muito a acrescentar em uma empresa. Como se trata de uma tendência que apresenta tantos benefícios, seu uso se tornará um grande diferencial nas organizações. Assim, é muito importante se inteirar sobre ele e se preparar para implantá-lo adequadamente, mantendo o seu negócio atualizado e bem considerado pelo mercado.

Esperamos que tenha gostado de conhecer o People Data. Agora, venha entender mais sobre um de seus grandes aliados: descubra o que é e qual a importância do People Analytics!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário