Dicas

7 práticas para ter um grande desenvolvimento de carreira

O Plano para Desenvolvimento de Carreira consiste em um conjunto de metas e etapas para alcançar um determinado objetivo a longo prazo. Esse Plano serve como um direcionamento para o seu crescimento profissional. Com ele, é possível conquistar maiores cargos e ter mais estabilidade.

A execução desse planejamento exige disciplina, persistência e paciência, já que é um processo gradativo e que envolve a superação de diversos obstáculos. Para ajudá-lo nessa trajetória, preparamos nesse post uma série de dicas para que você saiba como se preparar para um grande desenvolvimento de carreira. Acompanhe!

1. Crie um Plano para Desenvolvimento de Carreira

Esse processo deverá ser elaborado tendo em mente as intenções do profissional em relação à empresa ou ao ramo em que atua. Não se trata de nenhuma fórmula mágica, mas sim de uma rota a ser seguida para alcançar o tão esperado destino profissional. Para isso, acompanhe esses passos:

  • Trace e direcione seus objetivos;
  • Estabeleça um tempo para alcançá-los;
  • Relacione as competências necessárias;
  • Tenha uma visão crítica;
  • Identifique obstáculos e estratégias;
  • Avalie o momento do mercado;
  • Acompanhe e aponte os resultados conquistados.

A partir desse ponto, podemos agora abordar efetivamente as práticas para ter um grande desenvolvimento de carreira.

2. Reconheça o seu valor profissional

O resultado e a importância de uma boa autoavaliação é que você se sinta confortável, confiante e focado sobre a sua proposta de valor. Pense em sua atuação como um especialista em determinado assunto, avaliando quais são suas qualidades mais confiáveis e consistentes, definidas acima da concorrência.

3. Desenvolva seus três “capitais”

Seja consistentemente envolvido na construção e no crescimento de seu capital intelectual, social e emocional. Isso te deixará bem informado e engajado em relação à sua profissão. O desenvolvimento de carreira é um banquinho de três pernas: para que haja equilíbrio, trabalhe sempre todos os três pontos simultaneamente.

4. Demonstre senso de aventura

Cada vez mais profissionais têm buscado desenvolver suas capacidades em lidar com as diversas incertezas diárias. O desafio é construir suas decisões e sua trajetória profissional, além de apostar nos valores em que acredita, mesmo sabendo que existem poucas certezas para o tranquilizar.

Nesse ambiente cada vez mais dinâmico, a prontidão que você demonstra em tomar uma iniciativa, se decidir e se adaptar a novos contextos, é essencial.

5. Tenha autonomia

A autonomia pode ser apontada como uma qualidade emergente nos dias de hoje, que se reflete na contínua ascensão do empreendedorismo individual.  Dentro de qualquer empresa, essa capacidade de decisão e de gestão de suas próprias tarefas do dia, da semana, etc., são mais que fundamentais.

6. Trabalhe sua imagem também on-line

Os recrutadores e gerentes de RH têm uma tendência a pescar onde os peixes estão. Se você não estiver no lago, então você não vai ser pego. A internet é esse lugar onde o talento é encontrado e investigado. Além disso, estar on-line te ajuda a compartilhar sua marca, construir sua rede e cultivar seus relacionamentos profissionais.

7. Entenda o que o mercado valoriza

Mesmo você sendo um profissional brilhante, do ponto de vista técnico, nada poderá garantir o sucesso em sua carreira se o seu comportamento não colaborar.

Chamadas de “soft skills” — habilidades que são ligadas à fatores emocionais e à disposição psicológica para trabalhar — essas características também estão sempre presentes entre os pré-requisitos para qualquer área, nos mais variados tipos de empresas.

Assim, é importante trabalhar todos os campos de suas habilidades e comportamentos, tendo foco no autoconhecimento e buscando sempre adquirir as principais competências que o mercado mais valoriza.

Gostou das nossas dicas e técnicas de como garantir seu desenvolvimento de carreira? Conhece outras pessoas que poderiam se interessar por esse conteúdo? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

1 comentário

Deixar comentário.

error: Content is protected !!
Navegação