Home Dicas Empresarial 7 Hábitos Financeiros para um Negócio Bem-Sucedido

7 Hábitos Financeiros para um Negócio Bem-Sucedido

por Marcelo Braga
negocio bem-sucedido

Ter um negócio bem-sucedido financeiramente é um dos grandes objetivos de todo empreendedor. Trata-se de um fator essencial para a sobrevivência à longo prazo e representa a soma de uma série de aspectos. Sendo assim, é importante encontrar estratégias que ajudem a viabilizar a prosperidade empresarial.

Tais questões nem sempre são simples, mas quando efetivas, representam importante fator competitivo para a organização. Seja elevando as receitas ou reduzindo a estrutura de custos, é mandatório que seu negócio encontre caminhos para aumentar os lucros.

Vejamos 7 hábitos de negócios bem-sucedidos que podem ajudá-lo nesse processo e aprimorar os resultados de sua empresa.

Invista em Pessoas

Este é o aspecto mais básico para quem está em busca do sucesso financeiro empresarial. As pessoas movem os negócios, para o bem ou para o mal. Iniciando com um processo apropriado de recrutamento e seleção, você tem uma série de benefícios financeiros com imenso impacto no longo prazo:

  • Redução do turnover;
  • Redução dos gastos com treinamentos;
  • Alcance de resultados melhores e de forma mais ágil;
  • Redução dos conflitos internos.

Com os indivíduos certos, alcançar tais resultados se torna um processo natural. Investir em pessoas é o primeiro passo para a lucratividade plena.

Exerça o Gerenciamento Matricial dos Gastos

Você sabe por onde saem os gastos do seu negócio? Se a resposta for não, talvez seja hora de mudar os seus conceitos. Um negócio bem-sucedido sabe exatamente por onde escorre cada real e tem a consciência de que precisa exercer um controle detalhado de tal aspecto.

O gerenciamento matricial é uma representação em árvore que demonstra os impactos no controle financeiro de cada área da organização, divididos por tipo de custo. Assim você sabe de ondem partem as despesas e qual a finalidade de sua aplicação.

Invista em Tecnologia

É realmente difícil imaginar uma empresa bem-sucedida em pleno Século XXI sem aplicação da tecnologia em suas atividades. Trata-se de um aspecto crítico, uma vez que sua utilização tem crescido amplamente, criando novos padrões de atuação para todos os segmentos.

Você pode utilizar, por exemplo, ferramentas de automação em seu controle de estoque, em sua gestão financeira e na previsão de vendas. Além disso, pode facilitar atividades analíticas e aprimorar o acesso à informação.

Desenvolva e Controle o Orçamento

Muitas empresas, especialmente de pequeno e médio porte, possuem o mau hábito de não trabalhar com orçamento de seus gastos anuais. Ser bem-sucedido exigirá do negócio o trabalho por metas. Como fazer isso sem um valor a ser perseguido? Difícil.

É essencial prever os custos com os quais trabalhará e utilizar mecanismos de avaliação e controle. Não há sentido em estabelecer limites para os custos se você não se esforçar para mantê-los dentro do esperado.

Integre as Áreas

Outro fator essencial para tornar seu negócio bem-sucedido é aprimorar o funcionamento conjunto das áreas. As funções empresariais precisam trabalhar de forma sistêmica, produzindo resultados mais consistentes de forma recorrente.

Para tanto você precisará de processos eficazes na administração organizacional, pessoas preparadas e tecnologia adequada. Uma dica valiosa nesse aspecto é aplicar um sistema ERP online. Trata-se de um recurso essencial no encadeamento das atividades empresariais e pode aumentar a produtividade de forma imensurável.

Analise os Dados

Uma das atividades chave da gestão na atualidade é a análise de dados. Trata-se de uma disciplina em constante evolução e é cada vez mais valorizada, graças ao caráter objetivo com que trabalha. Isso aumenta sua confiabilidade perante ao grande volume de variáveis que envolvem as empresas.

É essencial que você conheça e analise os dados do seu negócio e do seu público. Eles produzem valiosos insights sobre o funcionamento de diversos aspectos e suportam sua tomada de decisões com muito mais consistência do que apenas o feeling.

Reveja Constantemente Seus Processos

Nossa última dica é sobre a forma pela qual você desenvolve suas atividades. Você deve colocar constantemente em xeque a estrutura processual desenvolvida, pois ela sempre esconde oportunidades de melhoria e desenvolvimento.

Diversos caminhos podem possibilitar esse aprimoramento. Alguns exemplos de estratégias são:

  • BPM – Business Process Management
  • Lean Manufacturing
  • Six Sigma

Todas as ferramentas são válidas e possuem seus méritos. O importante é encontrar aquela que melhor se adapta à sua organização e investir de forma apropriada nas mudanças estruturais e culturais que promoverão o aumento de rentabilidade esperado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário