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5 técnicas de recrutamento para atrair o candidato certo!

Acertar na contratação dos talentos é um dos focos mais importantes para o crescimento de uma empresa. Por isso, para atrair o candidato certo, a organização deve pensar em ótimas técnicas de recrutamento!

Bons empregados ajudam o seu negócio a ganhar produtividade, criando um ambiente de trabalho positivo. Já aqueles que foram contratados equivocadamente, e não se mostram adequados aos parâmetros e objetivos da instituição, prejudicam o clima e resultado da empresa

O processo de recrutamento pode ser cansativo e esconder vários deslizes. Por isso, preparamos este post, com 5 técnicas que te ajudarão a encontrar a pessoa ideal para qualquer vaga. Confira e descubra como otimizar o trabalho do seu RH!

Proponha a interação em grupo

Para posições iniciais de carreira, onde é mais recomendado o uso de dinâmicas de grupo, a interação  em grupo com os candidatos servirá para levantar os diferenciais deles e conhecê-los melhor. Visualizando como os demais candidatos  trabalham em equipe, você terá uma melhor percepção em relação às suas qualificações.

Podem ser feitas entrevistas com todos eles, mas também é possível tentar algo mais criativo, para estimular o engajamento. Com isso, fica mais fácil mensurar a vontade de cada um na disputa pela vaga.

Conquiste os “candidatos ideais”

Candidatos que já possuem um emprego e não estão, a princípio, à procura de recolocação demandam abordagens diferentes. Esses profissionais podem ser conhecidos como “candidatos ideais” , porque o perfil e o trabalho deles já são conhecidos.

Essas informações podem ser descobertas através de técnicas de pesquisas externas, conhecido por “hunting”. Utiliza cold calls, abordagens em campo, pesquisas  em sites de recrutamento, como LinkedIn, por exemplo, ou ainda trocando informações com empresas que conhecem a qualidade daqueles profissionais.

Gostaria de trazer esses talentos para a empresa? Pense em formas de abordagem para conquistá-los, fazendo com que eles aceitem uma eventual transferência. Uma vez identificado o profissional o contato pode ser direto, convidando para se conhecerem melhor, e, em evoluindo, num segundo momento um convite para uma movimentação de empresa. Mas atenção. Deve ser respeitado a ética profissional. Abordar um concorrente de vez em quando é aceitável, mas fazer isto constantemente pode ser deselegante com o seu concorrente e também abrir uma porta para que ele faça o mesmo com a sua empresa. Procure o máximo de informações possíveis do potencial candidato antes de contatá-lo, para evitar situações constrangedoras no futuro.

Use as redes sociais

Por falar no LinkedIn, outras redes sociais, como o Facebook e o YouTube, também podem ser uma porta aberta para recrutar candidatos. Não somente para encontrar colaboradores de qualidade, e observar mais de perto os seus perfis profissionais e pessoais, mas também para desenvolver o relacionamento com os candidatos, compartilhando publicações relativas ao trabalho e também sobre a sua empresa, de forma a fortalecer a sua marca como empregador (employer brand).

As redes sociais redefiniram a forma de estabelecermos nossas conexões e contatos. O networking agora ficou mais rápido e fácil. Por isso, quanto maior a rede de contatos de um profissional, maior será a possibilidade dele conseguir uma boa colocação.

Aposte nas entrevistas por vídeo

Uma boa forma de otimizar o tempo é utilizar-se da tecnologia. Além de economizar os custos também, pois, em vez de atender pessoalmente uma larga escala de pessoas, pode-se começar filtrando os melhores candidatos por meio de uma solução altamente eficiente. Você pode fazer uma primeira entrevista por videoconferência, por exemplo. Há duas formas de utilizar, entrevistas ao vivo por meio de Skype ou Google hangout, ou então entrevista gravadas, onde você pode pedir ao candidato para falar sobre determinado tema. Na segunda forma

 você poderá filtrar aqueles que são mais adequados, e convidá-los para uma segunda rodada de entrevistas — agora na modalidade presencial ou usando de Skype ou google hangout.

Anuncie vagas virtualmente

Hoje em dia quase todo mundo está conectado, seu candidato ideal provavelmente também estará.

Fóruns online, grupos de discussão, ou mesmo as páginas de Facebook relacionadas a interesses particulares podem ser ótimas ferramentas. Se procura por pessoas que tenham um interesse específico, elas estarão atentas ao tema e serão atraídas facilmente pelo seu anúncio.

Se você deseja o melhor, peça pelo melhor. Se os recrutados perceberem que você só contrata os mais capacitados, você terá uma quantidade maior de candidatos de qualidade à sua disposição!

Reachr é uma plataforma que centraliza todo o processo de recrutamento para  reduzir custos, tempo e selecionar o melhor candidato para a sua vaga. Experimente. Cadastre-se.

 

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Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

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