Home Estagiários 5 dicas antes de procurar sua primeira vaga de estágio

5 dicas antes de procurar sua primeira vaga de estágio

por Marcelo Braga
jovem procurando por vaga de estágio

Os primeiros anos de um estudante na universidade são providos de bagagens teóricas, que só serão aprendidas de fato quando colocadas em prática. Essa extensão prática do ensino é conhecida como estágio. É nesse momento que o aluno aplicará o seu conhecimento teórico à execução de fato. Mas como escolher uma boa vaga de estágio que atenda todas as perspectivas do candidato?

Bom, se você nunca trabalhou antes e o estágio será o seu primeiro emprego tome nota de algumas dicas acertadas para começar sua vida profissional com o pé direito.

O que você deseja para a sua carreira

Antes de se lançar no mercado de trabalho procurando por qualquer vaga, apenas para cumprir as horas exigidas pela universidade, analise seus objetivos. Faça uma lista e elenque suas metas e habilidades. Trace seu perfil, dessa maneira, será mais fácil descobrir qual a melhor vaga para você conquistar o seu primeiro emprego.

Salários modestos e compatíveis

Geralmente, a remuneração paga ao estagiário é considerada uma ajuda de custo para que o aluno supra algumas necessidades básicas, como transporte e refeições. Sendo assim, se o valor oferecido como contraprestação é insuficiente para as suas necessidades, não aceite a vaga.

Afinal de contas, não é de bom tom iniciar sua vida profissional tentando um aumento financeiro — lembre-se, você está cru e ainda tem muito para aprender antes de tomar tal posicionamento.

Normalmente, salários maiores são pagos a estagiários seniores ou monitores, uma vez que eles têm a árdua tarefa de ensinar os novatos, acumulando uma carga bem maior de serviço.

Zona de conforto

Se você está iniciando sua vida profissional através do estágio e de cara já conseguiu a vaga dos seus sonhos, tenha em mente que nem tudo será lindo e perfeito sempre.

Haverá dias não tão gloriosos — por vezes, o seu chefe não estará de bom humor, outras vezes você deverá cumprir trabalhos triviais que o fará pensar que está desperdiçando o seu tempo e talento, mas calma! Tudo isso faz parte do crescimento não só intelectual como pessoal.

Dessa maneira, porte-se como um adulto sensato e responsável e não surte, lembre-se: você não está lidando com os seus pais, portanto, não haverá a mesma tolerância em relação ao seu chefe.

Controle suas expectativas

Você acabou de conquistar o seu primeiro emprego e deu o melhor de si para executar todas as tarefas solicitadas, e mesmo assim, não recebeu nenhum elogio ou qualquer agradecimento? Acostume-se, o reconhecimento é um prêmio árduo e moroso.

Imediatismos não cabem nessa fase da vida, aprenda a pensar em longo prazo, afinal de contas, você está se descobrindo profissionalmente e lapidando suas habilidades, a expertise chegará com os anos e muita prática. Então, evite sofrer com expectativas não condizentes com o momento.

Aprenda a projetar sua imagem

Já imaginou fazer um teste vocacional para escolher a vaga ideal de estágio? Seria perfeito, não é mesmo?

Então, que tal investir em uma equipe de profissionais que vão projetar você no mercado de trabalho, analisando o seu perfil e a compatibilidade das suas habilidades com a vaga pretendida? Invista no seu futuro, e agregue mais qualidade nas suas decisões, aprenda desde como montar um currículo excelente até mesmo como se portar em uma entrevista. Com essas dicas, o seu primeiro emprego pode superar as suas expectativas e acrescer valor a sua vida profissional.

Veja no vídeo abaixo, algumas dicas para divulgar o seu currículo:

E ai gostou deste post? Então não se esqueça de curtir nossas páginas nas redes sociais para acompanhar todas as novidades que traremos a você!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário