Home RH 5 dicas para melhorar a gestão do RH na sua empresa

5 dicas para melhorar a gestão do RH na sua empresa

por Marcelo Braga
gestão do RH

A gestão do RH tem o importante papel de acertar com precisão e responder mais rápido às demandas de sua área para buscar de resultados melhores, mas com investimentos mais cautelosos. Desse modo, as empresas precisam de colaboradores qualificados e de acordo com o perfil da companhia

Mas nem sempre a metodologia tradicional de contratação e retenção de profissionais traz os resultados esperados – e necessários. Por isso separamos 5 dicas para melhorar a gestão do RH dentro da sua empresa..

1 – Calibre o posicionamento estratégico do RH

Infelizmente ainda é muito comum o pensamento que a gestão de RH se resume à funções burocráticas e operacionais dentro de uma empresa. O primeiro passo para mudar essa “fama” está em definir a estratégia do RH e ajustá-la ao posicionamento geral da empresa.

Alinhe a gestão de recursos humanos de acordo com os rumos, missão e valores da empresa. Alguns tópicos a considerar na estratégia: métodos de contratação, programas de qualificação, desenvolvimento de colaboradores, comunicação com a gestão da empresa, entre outros.

2 – Defina metas

A definição de metas é a consequência natural para a gestão do RH estratégica. Você já conhece sua tática, agora precisa compreender o que fazer para chegar ao objetivo.

Pense em metas para curto e longo prazo e no método de qualificação para analisar o desempenho.

3 – Realize feedbacks precisos

A gestão de recursos humanos está diretamente ligada ao desenvolvimento dos funcionários. Essa função é primordial para que o RH se distancie de seu antigo papel burocrático nas empresas.

Para tanto o feedback aos colaboradores precisa ser objetivo e estar conectado às estratégias da empresa e do próprio RH. Seja a bússola, o guia que vai orientar os funcionários a atingirem suas metas.

4 – Entenda o clima organizacional

Faça pesquisas de clima organizacional para compreender o que os colaboradores pensam, sentem e vivem no dia a dia na empresa. As pesquisas de clima são fundamentais para apontar direcionamentos e ajudar na tomada de decisões dos gestores de RH.

5 – Invista na digitalização ao contratar

Ferramentas diversas, sites, serviços em nuvem, plataformas e outros recursos podem te auxiliar a tornar seus processos mais rápidos e muito mais precisos.

Um exemplo disso são os serviços da Reachr, que organiza o processo de recrutamento do início ao fim, refinando de forma simples e rápida a busca por candidatos que tenham o perfil requerido. O processo é personalizável para garantir a precisão no recrutamento.

Entre as dicas para os setores de RH essa com certeza é a que mais pode trazer benefícios: invista no ganho de tempo e tenha mais horas do seu dia para aprimorar sua estratégia de gestão.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário