Profissionais de Vendas

5 dicas originais de motivação em vendas

“Como conseguir a motivação em vendas?” Essa pergunta interessa a qualquer empresa, afinal, o resultado dos negócios é surpreendente quando os colaboradores estão com “sangue nos olhos”. Mas como despertar isso? Algumas pessoas acham que o salário é o principal fator, enquanto outros consideram os benefícios. Há ainda aqueles que acham que é o ambiente de trabalho.

Neste post, você descobrirá 5 maneiras originais utilizadas por grandes empresas para motivar os seus colaboradores. Acompanhe:

1. Áreas de Lazer para colaboradores

A Ericsson conta com um clube que atende cerca de 1,5 mil colaboradores. Ele contém salas de musculação, piscina, quadras, saunas, salão de estética e espaço reservado para eventos.

Os níveis de engajamento dos colaboradores são medidos. O oferecimento dessas atividades melhoram a imagem da empresa perante os colaboradores e aumentam a retenção e o comprometimento das pessoas.

A utilização dos espaços de lazer em momentos depois do trabalho e nos fins de semana é um fator de integração, o que melhora o espírito de equipe.

2. Mentoria e flexibilidade

Uma das vantagens mais importantes que a Unilever oferece é um programa de mentoria. O colaborador escolhe o seu mentor, devidamente capacitado, que tem o objetivo de orientar e facilitar o seu processo de ascensão dentro da empresa.

O ambiente e os horários de trabalho são flexíveis. Existe possibilidade de home office, horário flexível e saída mais cedo às sextas-feiras.

3. Espaços de diversão

O Google é uma das empresas que as pessoas mais desejam trabalhar, e um dos principais motivos é a gama de diversão e de alimentação disponíveis. As opções de lazer são diversas: sinuca, videogame e até a possibilidade de levar o cachorro para o trabalho.

Novos pais ganham bônus para compra de fraldas e outros itens. O teste de produtos antes de serem vendidos e palestras com grandes gênios da informática são outros benefícios ofertados.

4. Licenças e férias diferenciadas

O grupo Virgin foi responsável por ações bastante inovadoras nesse quesito: o presidente da companhia decidiu que sua equipe pessoal poderia tirar férias ilimitadas no momento que preferissem.

Para os que se tornam pais e mães, a Virgin Management, braço de investimentos da Virgin Group, oferece 52 semanas de licença — o que corresponde a um ano inteiro! — recebendo o valor integral.

5. Mães trabalham próximo aos filhos

A Embraco, empresa de compressores para refrigeração, mantém um berçário dentro de sua fábrica desde 1991. O espaço é para 25 crianças de 0 a 1 ano. O benefício é gratuito, e a mãe inicia as suas atividades meia hora depois para realizar a amamentação de seu filho, intercalando mais 2 vezes durante o expediente e largando 20 minutos mais cedo.

A ideia faz com que pedidos de demissão após o período de licença-maternidade reduzam e a produtividade, mesmo com o tempo menor de trabalho realizado pelas mães, aumente significativamente.

Embora dinheiro seja importante, os exemplos mostram que a melhor forma que as grandes organizações encontraram de manter o time engajado é, além de propiciar bons salários, investir para tornar o ambiente de trabalho familiar e divertido.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre para os seus amigos as formas mais originais para manter a motivação em vendas!

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Deixar comentário.

Navegação