Home Dicas Empresarial Filmes sobre RH que todo profissional da área deveria ver

Filmes sobre RH que todo profissional da área deveria ver

por Marcelo Braga
filmes sobre RH

A gestão de recursos humanos é um assunto tão delicado e permeado por conflitos que, volta e meia, torna-se um ótimo tema a ser explorado pela 7ª arte. Entrevistas de emprego, recrutamento de profissionais, demissões… As tarefas diárias do RH são tantas — e tão difíceis — que costumam gerar boas histórias para o cinema.

Neste artigo, criamos uma lista com 9 filmes sobre RH que retratam um pouco da rotina dos profissionais da área e que, além de entreterem, servem como ótimo instrumento de estudo. Acompanhe:

Um Senhor Estagiário

Recrutar o profissional mais adequado para um cargo é a atribuição mais básica de qualquer RH e, também, a mais complicada, conforme observamos nessa comédia estrelada por ninguém menos do que Robert de Niro.

O ator americano faz o papel de um viúvo aposentado e solitário que, para não se tornar vítima de uma rotina enfadonha, resolve se candidatar a um cargo de estagiário em uma grande empresa — o que, a princípio, gera estranhamento e muitas risadas.

O filme é um grande estímulo para os profissionais de RH justamente porque desvia o foco dos dados estatísticos, procedimentos e protocolos que fazem parte de toda a estrutura de uma empresa para o elemento humano.

Cabe ao RH observar e zelar pela integração do seu quadro de funcionários, especialmente quando há um elevado desnível entre as faixas etárias. Com proatividade, humildade e boa vontade, o estagiário vivido por de Niro mostra que isso é plenamente possível, além de agregar valor para a empresa.

O que Você Faria?

Produzido na Espanha, esse drama com toques de suspense adapta para o cinema as contradições de uma metodologia utilizada por especialistas para a seleção de candidatos: o método Grönholm.

Em O que Você Faria, 7 executivos disputam uma vaga de emprego por meio de testes pouco convencionais. As inúmeras reviravoltas do filme revelam como o ambiente de seleção dos candidatos e os exames executados podem ser repletos de tensão.

A principal mensagem que pode ser depreendida desse filme é que cabe ao gestor de RH administrar, da melhor forma possível, o clima de competitividade interna para que não se transforme em uma batalha de egos. O suspense de “O que você faria?” demonstra que a avaliação do perfil psicológico de cada candidato é uma atribuição delicada e extremamente necessária por parte dos gestores de recursos humanos.

Amor sem Escalas

Estrelado por George Clooney, Amor sem Escalas toca em um assunto polêmico para qualquer profissional de RH: as demissões em massa. Clooney faz o papel de um RH metódico e, muitas vezes, frio, que é chamado para realizar demissões nos vários cantos dos Estados Unidos.

Embora a função de Clooney não seja o foco do longa, Amor sem Escalas propicia uma importante discussão sobre ética e valorização dos trabalhadores, principalmente em momentos de crise, cabendo aos profissionais de Recursos Humanos desenvolverem humanidade e, principalmente, empatia, para que condições altamente adversas não saiam do controle e levem a atos de desespero como é tão bem retratado no filme.

Os Estagiários

Os Estagiários extrai comédia de 1ª linha das famigeradas dinâmicas de grupo. O RH que precisa ter criatividade e sabedoria para criar atividades que mensurem, em pouco tempo, a capacidade dos candidatos a uma vagas de emprego para trabalhar em equipe sabe que dinâmicas de grupo podem ser um tema bastante complexo.

No caso de Os Estagiários, 2 adultos disputam com uma série de millennials um espaço em uma das maiores empresas do mundo: o Google.

A proposta aqui gira em torno dos artifícios e artefatos utilizados pelo RH nos processos de recrutamento. São cientificamente comprovados ou apenas modismos? É função do bom profissional de RH defender a credibilidade da metodologia com a qual trabalha e, se possível, concedendo feedbacks positivos ou negativos aos participantes.

Esses são apenas alguns filmes que conseguiram extrair drama e comédia do difícil ofício do gestor de recursos humanos. Muitos longas-metragens podem até não abordar o universo de um setor de RH diretamente, mas são bem-sucedidos ao mostrar o desafio de lidar com os mais diferentes perfis de pessoas.

À Procura da Felicidade


Este filme inspirador narra a jornada de Chris Gardner, um homem que enfrenta inúmeras dificuldades enquanto luta para construir uma vida melhor para si e seu filho.

A história destaca a importância da resiliência e da determinação diante dos desafios, elementos essenciais para profissionais de recursos humanos que lidam com situações complexas no ambiente de trabalho. 

Além disso, À Procura da Felicidade ressalta a necessidade de um ambiente de trabalho que valorize o apoio emocional e a compreensão das dificuldades pessoais dos colaboradores.

Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo 

Baseado em eventos reais, Moneyball oferece uma perspectiva única sobre a gestão de talentos no contexto do esporte

O filme destaca a importância da análise de dados e da tomada de decisões informadas na formação de equipes de sucesso. 

Para profissionais de recursos humanos, esse filme ressalta a necessidade de adotar abordagens inovadoras e a importância de uma gestão baseada em dados, o mindset data driven, para recrutar e desenvolver talentos em uma organização.

Margin Call: O Dia Antes do Fim:

 Este thriller dramático mergulha nas profundezas do mundo financeiro durante a crise de 2008. O filme examina questões éticas complexas enfrentadas pelos profissionais de finanças e negócios, incluindo o impacto das decisões corporativas nos funcionários e na sociedade como um todo.

Para os profissionais de RH, Margin Call: O Dia Antes do Fim destaca a importância de uma abordagem ética e responsável para lidar com crises e tomar decisões difíceis que afetam a equipe e a organização.

Como eliminar o seu chefe:

Nesta comédia clássica dos anos 80, três mulheres se unem para enfrentar seu chefe tirânico e criar um ambiente de trabalho mais justo e igualitário. 

O filme aborda questões de igualdade de gênero, assédio sexual e empoderamento no local de trabalho, destacando a importância da solidariedade entre os colegas de trabalho e da luta coletiva por mudanças positivas na cultura organizacional.

A Rede Social:

Este filme dramático narra a ascensão meteórica do Facebook e os conflitos legais entre seus fundadores. 

Embora se concentre principalmente nos aspectos empresariais e legais da história, A Rede Social oferece insights sobre empreendedorismo, gestão de equipe e resolução de conflitos relevantes para profissionais de recursos humanos que trabalham em ambientes de startups e tecnologia.

A Grande Virada

Este drama acompanha três executivos que são demitidos de uma empresa devido a cortes de pessoal durante uma recessão econômica. 

O filme explora as consequências devastadoras da perda de emprego não apenas para os indivíduos afetados, mas também para suas famílias e comunidades. 

É uma reflexão poderosa sobre a importância do apoio e da reinvenção profissional em tempos de crise.

Esses filmes não só proporcionam entretenimento, mas também oferecem valiosas lições sobre liderança, gestão de talentos, cultura organizacional e ética no trabalho.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário