1040729532643051
Profissionais de Vendas

4 dicas de como se tornar um líder de equipe!

No ambiente corporativo, um dos conceitos que requer mais atenção é a liderança. Não são poucas as empresas que possuem gestores desalinhados com os novos conceitos de chefia e que ainda estão presos aos antigos modelos de liderança.

Diante desse impasse, se você almeja alcançar uma posição de líder, é fundamental entender o que pode te ajudar a construir sua imagem por meio das suas ações. Por isso, separamos 4 dicas para você entender como se tornar um líder.

Tenha noção de coletividade e união de equipe

Um líder precisa ter em mente que um setor deve trabalhar de maneira conjunta. Ao dimensionar o trabalho e os resultados, é imprescindível que o líder tenha essa noção de coletividade, com conhecimento sobre as atividades exercidas por seus colegas. Além disso, ele deve enaltecer o espírito de equipe, fundamental para que o trabalho seja bem executado. Os líderes de verdade não são aqueles amados por todos, mas sim os que conseguem sustentar, junto aos seus liderados, um forte censo de união e responsabilidade mútua.

Então, enquanto você pretende alcançar o nível mais alto, estude os processos que envolvem os setores da empresa, conheça as pessoas que trabalham com você e reconheça as qualidades de todos.

Pratique empatia como forma de compreender os desafios

Poucas coisas desmotivam mais um colaborador do que sentir que seu gestor não entende suas dificuldades ou que ele não se importa com a sua situação. Os verdadeiros chefes de equipe se colocam no lugar de seus funcionários, tentam entender os desafios daquela rotina e as implicações dela sobre o indivíduo. Em outras palavras: se você quer ser um líder, para conquistar a confiança de seu time, deve ter empatia.

Assim, você pode entender os impactos da rotina sobre o desempenho, a motivação e o humor dos colaboradores, levando em conta também fatores externos que são capazes de influenciar na rotina. A partir desse conhecimento, você poderá traçar uma estratégia de relacionamento.

Aprenda sobre o poder da comunicação

Outra característica fundamental para que você se torna um líder de equipe é a sua capacidade de comunicação com seus pares, subordinados e superiores. O diálogo é parte importante da rotina corporativa e ele precisa estar alinhado ao “jeito” da empresa de se comunicar, além de prezar pelo respeito, clareza e objetividade.

Quem exercita essa comunicação construtiva tende a ganhar destaque frente os demais e, com isso, aumentar as chances de galgar uma posição de liderança.

Seja confiável e transparente

Teoricamente, devem assumir posições de liderança apenas aquelas pessoas nas quais os colaboradores possam confiar. Isso quer dizer que uma boa liderança é construída sobre a transparência na comunicação e nas atitudes. Tendem a ganhar destaque quem expõe suas ideias de maneira respeitosa, entendendo a estrutura hierárquica da empresa, mesmo quando precisa desafiar certas decisões.

Então, seja transparente no diálogo e no modo de trabalhar, garantindo pontos com a chefia. Afinal, encontrar um colaborador de confiança é algo que todos os gestores almejam durante a criação de suas equipes. 

Essas foram nossas dicas de como se tornar um líder, mas existem diversas outras maneiras de demonstrar suas capacidades. Porém, aliá-las às práticas que citamos é mais um passo rumo à valorização e reconhecimento do trabalho. 

Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências de liderança e outras características que você acredita serem imprescindíveis para um líder empresarial.

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Deixar comentário.

Navegação