Home Recrutamento e Seleção 10 vantagens e desvantagens do recrutamento online

10 vantagens e desvantagens do recrutamento online

por Marcelo Braga
homem no celular, fazendo recrutamento online através de uma plataforma de recrutamento

Os tempos são outros e conhecer as vantagens e desvantagens do recrutamento online é fundamental. Em vez de receber uma pilha de currículos impressos na portaria da empresa onde você trabalha, hoje eles chegam por meio de e-mail e plataformas de recrutamento digital. A tecnologia avança cada vez mais para ajudar candidatos e empresas a se conectarem.

Quem trabalha com Recursos Humanos encontra nas plataformas de recrutamento online as soluções necessárias para agilizar seu trabalho, atrair os melhores candidatos e identificar os talentos mais adequados para suas vagas.

Confira agora as vantagens e desvantagens de utilizar o recrutamento digital!

Vantagens

1. Ir além do recebimento do currículo

O recrutamento digital tem como vantagem a utilização da tecnologia que vai muito além do que apenas receber currículos. Além de organizar melhor os currículos recebidos, o recrutador passa a contar com a inteligência artificial para selecionar os candidatos mais aderentes à vaga, como também para estruturar um Banco de Talentos para processos futuros.

2. Perfis de candidatos mais aderentes com as vagas

Através da tecnologia, a inteligência artificial (IA) irá procurar e recomendar os candidatos com as qualificações técnicas e comportamentais mais aderentes ao perfil da vaga publicada.

3. Melhor gerenciamento das vagas

O recrutamento online permite que as vagas sejam melhor gerenciadas, pois estão em um ambiente virtual no qual podem ser modificadas, excluídas ou renovadas. Bastam alguns cliques para que a ação necessária seja feita.

4. Maior poder de alcance

O recrutamento online aumenta o alcance que suas vagas terão, facilitando o encontro do candidato ideal. Em caso de oportunidades remotas, mesmo estando longe, esses profissionais poderão se candidatar as vagas abertas. Além disso, ainda facilita a adoção de estratégias mais inovadoras para atrair talentos, como a utilização das redes sociais.

5. Banco de dados sempre atualizado

É mais fácil gerenciar um banco de talentos virtual do que uma pilha de currículos impressos. Além disso, as plataformas de recrutamento online oferecem aos candidatos a opção para que possam atualizar ou inserir novas informações.

6. Melhora a experiência do candidato

Atualmente, é cada vez mais importante levar em consideração a experiência do candidato durante um processo seletivo. Isso ajuda a fortalecer a marca empregadora e assim, contribui para atrair mais talentos. Para dar um exemplo, o RH pode customizar cada etapa do processo de acordo com suas necessidades, bem como utilizar a plataforma para envio e recebimento de feedbacks dos candidatos.

7. Inovação e tecnologia ao RH

Profissionais de Recursos Humanos podem contar com as inovações da tecnologia para facilitar seu dia a dia de trabalho. O recrutamento online permite que diversas etapas sejam automatizadas, como por exemplo o envio de feedbacks aos candidatos, possibilitando que as empresas possam proporcionar uma melhor experiência durante o processo.

Desvantagens

8. Avaliação das soft skills

Algumas plataformas podem estar limitadas a utilizar somente as hard skills como base para recomendação dos melhores perfis. Uma vez que as soft skills também têm um peso importante na escolha em qualquer processo seletivo, indicamos optar por plataformas que utilizem ambos os critérios para um resultado mais assertivo.

9. Limitar candidatos potenciais‎

‎ As pessoas nem sempre falam ou escrevem utilizando as palavras-chave, termos que resumem uma ideia e/ou conteúdo. Se um candidato não estiver utilizando alguma das palavras-chave que sua empresa está buscando no currículo, ele poderá escapar dos olhares da plataforma.

10. ‎Não elimina a necessidade de um profissional de RH

Como qualquer outra ferramenta, uma plataforma de recrutamento também pode ser explorada por candidatos que conseguem entender como a ATS funciona. Eles aprendem a preencher seus currículos abusando de palavras-chave para assim conseguirem mais visibilidade das plataformas. Aqui vem um ponto importantíssimo: as plataformas de recrutamento não excluem o profissional do RH do processo seletivo. Ele ainda é extremamente necessário. O que as ATS fazem é contribuir para que a equipe de RH possa atuar de maneira mais estratégica dentro do processo de seleção.

Os prós superam os contras?

Como qualquer outra ferramenta, as plataformas digitais apresentam suas desvantagens e limitações, particularmente quando os recrutadores não participam ativamente do processo seletivo. Quando, porém, combinada à expertise do profissional de RH, as vantagens do recrutamento digital compensam enormemente o investimento. As plataformas digitais ajudam recrutadores a atrair mais candidatos, a contratar mais rápido e, o mais importante, mais assertivamente.

Essas vantagens são maximizadas quando você encontra os parceiros certos para fazer um recrutamento eficiente.

A Reachr organiza todo o processo de recrutamento em sua plataforma para oferecer somente candidatos 100% alinhados ao perfil da sua vaga. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções para melhorar o seu recrutamento. Encontraremos o match perfeito entre a sua empresa e os candidatos que procura!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário