1040729532643051
RH

10 vantagens e desvantagens do recrutamento digital

Os tempos são outros e conhecer as 10 vantagens e desvantagens do recrutamento digital é fundamental. Em vez de receber uma pilha de currículos impressos na portaria da empresa onde você trabalha, hoje eles chegam por meio de e-mail e plataformas de recrutamento digital. A tecnologia avança cada vez mais para ajudar candidatos e empresas a se conectarem.

Quem trabalha com Recursos Humanos encontra nas plataformas de recrutamento online as soluções necessárias para agilizar o trabalho, filtrar melhor os candidatos e identificar futuros talentos. Confira agora 10 vantagens e desvantagens de utilizar o recrutamento digital!

Vantagens

1. Ir além do envio do currículo

O recrutamento digital tem como vantagem um espaço na internet que pode servir muito mais do que apenas para enviar currículos. Nele, o RH pode transmitir conhecimentos sobre como se comportar em uma entrevista, dicas de linguagem corporal e outras mais.

2. Perfis de candidatos de acordo com as vagas

Se o recrutamento digital for feito de maneira inteligente, filtrando as principais características desejadas nos candidatos, serão maiores as chances de o recrutador encontrar profissionais com os perfis perfeitos para as vagas disponíveis.

3. Melhor gerenciamento das vagas

O recrutamento digital permite que as vagas sejam melhor gerenciadas, pois estão em um ambiente virtual no qual podem ser modificadas, excluídas ou renovadas. Bastam alguns cliques para que a ação necessária seja feita.

4. Maior poder de alcance

O fato de o recrutamento ser online faz com que as vagas alcancem profissionais de diversas regiões, facilitando o encontro do perfil ideal. Mesmo estando longe, esses profissionais podem ter todas as qualificações desejadas pela empresa.

5. Banco de dados sempre atualizado

É mais fácil gerenciar e atualizar um banco de dados virtual do que uma pilha de currículos impressos. A cada formação ou experiência adquirida, o candidato pode entrar na sua área virtual do recrutamento digital e atualizar essas informações.

6. Terceirização do recrutamento

A área de RH pode terceirizar uma parte ou a totalidade do recrutamento digital. Empresas especializadas em recrutamento podem fazer uma triagem maior dos candidatos e redirecionar para o RH somente os que atendem a uma série de necessidades preestabelecidas.

7. Inovação e tecnologia ao RH

Profissionais de Recursos Humanos podem contar com as inovações da tecnologia para facilitar seu dia a dia de trabalho. O recrutamento digital permite que diversos processos sejam automatizados, como por exemplo o envio de e-mails aos candidatos que não passaram em uma seleção.

Desvantagens

8. Divulgação massiva

O excesso de divulgação e alcance de uma vaga pode prejudicar o trabalho do RH, pois a triagem dos candidatos pode ser mais extensa e demorada. Nesse caso, a solução seria criar uma série de filtros que impeçam candidatos incompatíveis com as vagas de se candidatarem.

9. Detalhes do comportamento pouco evidentes

O recrutamento digital, por mais avançada que seja a tecnologia, ainda não permite que os profissionais de RH identifiquem alguns detalhes do comportamento dos profissionais. Esses seriam mais evidentes em uma entrevista pessoalmente. Por esse motivo, é importante que em algum momento desse recrutamento a entrevista deixe de ser virtual.

10. Falhas na seleção

Para que não ocorra falhas na seleção dos candidatos, é necessário que o profissional de RH consiga estabelecer os filtros corretos na plataforma do recrutamento digital. São esses filtros que vão separar as características desejadas das não desejadas.

Você notou que o recrutamento digital possui mais vantagens do que desvantagens? As desvantagens podem ser corrigidas quando você encontra os parceiros certos para fazer um recrutamento digital eficiente.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções para recrutamento digital. Encontraremos o match perfeito entre a sua empresa e os candidatos que procura!

Os tempos são outros. Em vez de receber uma pilha de currículos impressos na portaria da empresa onde você trabalha, hoje eles chegam por meio de e-mail e plataformas de recrutamento online. A tecnologia avança cada vez mais para ajudar candidatos e empresas a se conectarem.

Quem trabalha com Recursos Humanos encontra nas plataformas de recrutamento digital as soluções necessárias para agilizar o trabalho, filtrar melhor os candidatos e identificar futuros talentos.

Confira agora como a Reachr organiza todo o processo de recrutamento em sua plataforma para oferecer somente candidatos 100% alinhados ao perfil da sua vaga.

Cadastre suas Vagas

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Deixar comentário.

error: Content is protected !!
Navegação