Home Carreiras 10 características que um estagiário de sucesso precisa ter

10 características que um estagiário de sucesso precisa ter

por Marcelo Braga
estagiário de sucesso

Você já notou o quanto o mundo está se tornando cada vez mais dinâmico? O mercado profissional não é diferente e demanda muita versatilidade dos trabalhadores, principalmente daqueles que são mais jovens. O início da vida profissional pode ser recheado de dúvidas e questionamentos, principalmente para quem sabe que é necessário tornar-se um estagiário de sucesso  antes de alçar voos mais altos.

Quem deseja evoluir nesse tipo de cargo, precisa se desenvolver e aprender sempre! Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 características indispensáveis para você ser bem-sucedido no estágio!

1. Tranquilidade

O ambiente profissional precisa de pessoas que, mesmo em situações de extremo estresse, consigam enxergar a solução que ninguém consegue ver, resolvendo problemas e administrando conflitos.

A tranquilidade permite que o conhecimento seja absorvido com mais facilidade, elevando a produtividade e ajudando no surgimento dos bons insights.

2. Atenção

Como estagiário, você está no seu serviço para aprender. Quanto mais conhecimento adquire ao longo dessa experiência, melhor para a sua carreira.

Por isso, fique atento e não deixe que o seu gestor peça a mesma tarefa, mais de uma vez, para você. Quando a incumbência for solicitada, anote o que foi pedido, a data de entrega e as eventuais dúvidas que surgirem no caminho.

3. Comportamento adequado

Imagine que você está entrando em um ambiente completamente novo, onde as regras já existem e quem se adequar ao local com mais facilidade será visto como membro desse grupo.

É assim que funciona uma empresa! Observe como as pessoas se vestem, falam e se comportam. Na dúvida, converse com o seu gestor sobre como se relacionar com essa nova realidade.

4. Flexibilidade

Solicitaram um relatório para você, que foi feito ao longo de muitos dias, com esforço e dedicação. Mas, na hora da entrega, uma notícia o surpreende: tudo mudou e agora precisam de novos indicadores. Como reagir?

É preciso se adaptar rapidamente às mudanças, sem comportar-se de forma intempestiva ou apresentar resistência.

5. Comprometimento

O bom profissional, independentemente de sua experiência, está comprometido com os resultados da empresa, e não somente com ele próprio. Arrogância e cobiça não são vistas com bons olhos no ambiente profissional.

Adquira experiência e capacite-se cada vez mais para entregar bons resultados e encontrar o seu lugar ao sol, pois o reconhecimento chegará!

6. Bom senso

É preciso ser proativo no começo de sua carreira? Sem dúvidas que sim, porém o bom senso vai ajudá-lo a ter limites em relação ao seu comportamento no ambiente de trabalho.

Como estagiário, você terá acesso a ferramentas e dados importantes, portanto é preciso tomar cuidado para não meter os pés pelas mãos e fazer algo errado, se expondo demais.

7. Foco

Você provavelmente terá acesso a um computador com internet, um telefone e terá vários profissionais trabalhando ao seu redor. Legal, não é verdade? Mas é preciso ter foco sempre!

Concentre-se nas suas atividades e aproveite a oportunidade para aprender. Dúvidas? Consulte seu gestor e demais colegas de trabalho.

8. Pontualidade

A pontualidade é uma das características mais desejadas entre os profissionais, inclusive para o time de estagiários. É gratificante para qualquer gestor saber que sua equipe, em determinado horário, estará à disposição para desenvolver os trabalhos propostos.

Por isso, evite se atrasar e programe-se para estar no horário combinado todos os dias.

9. Organização

Em determinadas empresas, o fluxo de trabalho é tão alto que um profissional pouco organizado pode sentir-se sufocado!

Mantenha a organização não somente na sua mesa de trabalho, mas também nos arquivos que recebe e na caixa de e-mails. Quando alguém pedir algo, você saberá onde encontrar!

10. Comunicação

A comunicação é uma característica relacionada diretamente à imagem profissional. Atente-se à maneira como você fala e escreve. A escrita informal das redes sociais, por exemplo, jamais deve fazer parte de sua rotina profissional — a não ser que você trabalhe com isso ou que te peçam para agir assim.

Para se tornar um estagiário de sucesso, é muito importante que você ouça os seus colegas de trabalho. Procure também ampliar sua habilidade comunicacional para entender e se fazer entendido.

Preparado para desenvolver as características que todo estagiário de sucesso deve ter? Deixe seu comentário no fim desse post e conte quais delas você precisa trabalhar mais!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário