Home RH Tecnologia no RH: quais as principais soluções e como escolher

Tecnologia no RH: quais as principais soluções e como escolher

por Marcelo Braga
Tecnologia no RH: quais as principais soluções e como escolher

Inovação é uma necessidade no atual mundo dos negócios e a cada dia surgem novas tendências no mercado. Dentro desse contexto, soluções em tecnologia no RH vêm conquistando espaço em grande velocidade.

As vantagens para a corporação são diversas e há uma série de ferramentas que a empresa pode utilizar para facilitar as funções do setor de recursos humanos. Quer entender melhor como isso funciona? Confira agora mesmo!

Quais as vantagens do uso da tecnologia no RH?

O uso da tecnologia pode oferecer muitos benefícios para o setor e, consequentemente, para a empresa como um todo. Veja alguns deles a seguir!

Melhorias nos processos

Com a tecnologia, o desempenho da equipe vai passar por muitas mudanças positivas. Os recursos informatizados agilizam os processos operacionais, permitindo que as tarefas sejam finalizadas com efetividade. Assim, o setor consegue focar no seu papel estratégico.

Por meio de programas inteligentes é possível:

  • otimizar o recrutamento e seleção;
  • melhorar a gestão da folha de pagamento;
  • facilitar o manejo de documentos;
  • integrar as ferramentas de controle de ponto às plataformas de gerenciamento das horas trabalhadas;
  • realizar avaliações de desempenho.

Aumento da agilidade

Pense em um escritório que aproveita pouco o potencial da tecnologia. As informações não são integradas, havendo muitas incompatibilidades entre os dados. Muitos procedimentos são manuais, então as atividades se tornam mais lentas e complexas. Além disso, a comunicação é bastante problemática, o que aumenta a ocorrência de erros.

Com isso, a empresa perde tempo tentando alinhar as informações, realizando correções e refazendo tarefas. Isso reduz a produtividade e torna o trabalho demorado.

A tecnologia no RH agiliza processos, integrando diversas plataformas de informação para garantir que haja mais produção em menos tempo e simplificar as tarefas. Informações divergentes podem ser realinhadas em padrões efetivos, de forma que os gargalos na produção sejam eliminados.

Aprimoramento da qualidade

A tecnologia oferece recursos para o manejo de grandes volumes de informação de forma organizada e padronizada. Ela conta com mecanismos para notificar a presença de falhas com agilidade. Assim, o operador da máquina pode rapidamente providenciar as devidas correções. Isso minimiza o retrabalho e contribui para o aumento da qualidade das ações.

Além disso, as ferramentas tecnológicas possuem funcionalidades inovadoras, como a geração de gráficos, plataformas de compartilhamento facilitado de conteúdos na nuvem, redes sociais corporativas e softwares avançados que fazem um processamento inteligente dos dados e oferecem material para a realização de análises estratégicas. Todos esses fatores ajudam a melhorar a eficiência das atividades.

Integração da informação

Em uma empresa em que as informações são pouco integradas há uma série de entraves. Alguns dados são incompatíveis, outros faltam e há trabalho dobrado para a adaptação das informações de uma plataforma para a outra. Atividades relativamente simples podem se tornar complexas pela falta de ferramentas que integrem os diferentes canais utilizados.

Com a tecnologia no RH, informações de frequência já são automaticamente conectadas à folha de pagamento e à gestão de benefícios. É possível também manejar com mais facilidade as avaliações de desempenho, os processos de recrutamento e seleção, as questões jurídicas e trabalhistas e a saúde ocupacional.

Isso acontece porque as informações dos sistemas são todas conectadas. Assim, os dados fluem com simplicidade entre as diferentes plataformas.

Aumento da assertividade dos processos de seleção

Com a ajuda de ferramentas tecnológicas, os processos de recrutamento e seleção se tornam muito mais assertivos. A triagem de currículos é realizada de forma ágil, sem a necessidade do manejo de pilhas de papéis. O recebimento ocorre em plataformas especializadas e a análise do material acontece por meio de mecanismos de busca.

As etapas seguintes — como entrevistas, avaliações e provas situacionais — podem ser facilitadas com o apoio de softwares especializados, em que você pode colocar as informações sobre o desempenho de cada candidato. Além disso, esses programas possibilitam a comparação das características do profissional com o perfil ideal para a vaga.

Há ferramentas também que ajudam no acompanhamento da entrevista de devolução. Dessa forma, toda a seleção é realizada com mais qualidade e efetividade.

Possibilidade de acompanhamento com indicadores de desempenho

Os sistemas informatizados também permitem acompanhar o desempenho da organização a partir de indicadores. As plataformas reúnem diversos dados em um único ambiente, facilitando a realização de análises estratégicas. As informações são coletadas de planilhas e softwares e os indicadores são calculados pelo próprio sistema.

Com esse material, são gerados gráficos e calculados números que dão um panorama da empresa. Isso auxilia em estudos estratégicos e no planejamento de ações adequadas à realidade da corporação.

Quais ferramentas de tecnologia são usadas no RH?

Há uma porção de recursos de tecnologia que são aplicados nesse setor. Entre eles estão:

Para escolher quais recursos utilizar entre tantas possibilidades, faça um levantamento das necessidades do setor, observando os principais gargalos e erros que acontecem no desempenho das operações. Para aprimorar a comunicação, você pode usar chatbots e videoconferências, por exemplo.

Já com os processos de recrutamento e seleção, é possível aplicar o Big Data, softwares e testes digitais. Além disso, há programas que facilitam todas as atividades ligadas ao RH, envolvendo a gestão de benefícios, planejamento de cargos e salários, folha de pagamento, indicadores e avaliação de desempenho.

Reachr oferece uma ferramenta especializada em recrutamento e seleção que conta com uma série de funcionalidades. Ela envolve recursos de ATS, análise inteligente de perfil e de job boards para oferecer um serviço de alta qualidade para a empresa.

Como podemos ver, o mercado já disponibiliza muitas ferramentas capazes de melhorar o desempenho das equipes de recursos humanos. Entre elas, destacamos o Reachr, um software que reúne várias funcionalidades e que está preparado para maximizar a qualidade do recrutamento e seleção na empresa.

As soluções mostradas neste artigo estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. É inegável que a tecnologia no RH ajuda a otimizar serviços, agilizar e melhorar a qualidade dos processos e aprimorar a comunicação interna, entre outras vantagens.  

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar você! 

Você pode gostar também de

Deixe um comentário