Home Carreiras 5 dicas para encontrar o emprego ideal para a vida real

5 dicas para encontrar o emprego ideal para a vida real

por Marcelo Braga
emprego ideal

Metade do curso já se passou e agora está na hora de pensar em como vai ser quando você chegar ao mercado de trabalho, não é mesmo? Então prepare-se: por mais que você esteja sonhando com o emprego ideal, a realidade pode ser bem diferente.

Muitas pessoas associam a empresa ideal para trabalhar apenas com os escritórios da Google e os seus espaços coloridos, mesas de bilhar espalhadas, horários flexíveis… No entanto, a maioria das organizações ainda está longe desse modelo.

Mas nem por isso você precisa ficar desanimado. Há muitas empresas preparadas para receber os profissionais da sua geração. 

Para conseguir o emprego ideal para a vida real, siga estas 5 dicas:

1. Tenha um bom networking

Ter um bom networking vai muito além de ser amigo da galera e jogar truco no intervalo das aulas. Você precisa cultivar relacionamentos que serão importantes para você no início da vida profissional.

Se você está fazendo um estágio, procure aprender bastante e se mostrar sempre disponível para os colegas que já são contratados da empresa. Eles já têm contatos importantes na área e podem ser muito úteis quando você estiver em busca do 1º emprego.

Outra dica é não menosprezar a influência dos seus professores. A rede de contato deles é enorme, e a chance de você ser indicado para alguma vaga por eles é grande. Mas isso se você for um bom aluno, com boas notas e muita participação nas aulas.

2. Seja muito bem informado

Antigamente, ser bem informado era ter a assinatura de jornais e revistas de circulação nacional. Felizmente, hoje em dia você tem toda a informação de que necessita na palma da sua mão. Basta usar o seu smartphone.

O profissional atual deve ser antenado em todos os acontecimentos que dominam o noticiário, além de estar por dentro das tendências da sua área de atuação. Não corra o risco de chegar a uma entrevista demonstrando insegurança sobre assuntos atuais.

3. Personalize o seu currículo

Sair enviando currículos para todas as empresas indiscriminadamente é a pior estratégia possível para se conseguir um emprego. O seu currículo deve ser formatado para cada uma, incluindo habilidades que estejam de acordo com o perfil do posto de trabalho e, principalmente, com as características da organização na qual você pretende trabalhar.

Mostre que você pode fazer a diferença para a empresa.

4. Seja pontual no dia da entrevista

O seu comportamento durante o processo seletivo é muito importante para que o recrutador decida pela sua contratação. E não se engane: ele estará analisando cada detalhe da sua conduta.

Um dos aspectos mais importantes é a pontualidade: não chegue cedo demais nem se atrase para nenhuma etapa do processo. Esse tipo de desorganização prejudica muito os candidatos na busca pelo emprego ideal.

5. Tenha paciência com a parte chata do trabalho

Passou por todas as etapas e conseguiu o emprego? Ótima notícia! Mas coloque os pés no chão. Por mais que a empresa apresente desafios interessantes para a sua carreira, existem partes chatas do trabalho que precisam ser cumpridas.

É necessário realizar tarefas rotineiras, lidar com os líderes e as suas vontades, cumprir processos obrigatórios etc. Tenha paciência com essa parte e saiba esperar o seu momento. Dessa forma a sua carreira vai decolar rapidamente!

O emprego ideal está à sua espera! Ele pode não ser como aqueles que você vê nas redes sociais, mas possui muitos aspectos positivos para a sua carreira. Basta que você se prepare!

Agora que você já sabe como fazer isso, que tal compartilhar este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e buscar vagas no site da Reachr?

Você pode gostar também de

Deixe um comentário